26 Capítulo Dois
Página (1/3)
Capítulo dois
Quando Yuuya voltou carregando às costas o cesto já cheio, deparou-se com Yuki Miyazaki sentado sob a árvore, brincando tranquilamente com uma folha.
Seus dedos, de articulações bem marcadas, seguravam o talo da folha, girando de um lado para o outro aquele verde tenro.
Uma brisa passou, erguendo os fios de cabelo sobre a testa do homem e fazendo com que seus olhos e sobrancelhas parecessem especialmente gentis.
— Yuuya?
Yuuya voltou a si e corou levemente antes de responder depressa:
— Sou eu. Voltei, senhor Miyazaki.
Para que Yuki Miyazaki não se sentisse entediado, Yuuya elevou de propósito o tom de voz e, cheio de entusiasmo, começou a contar tudo o que vira e ouvira depois de sair naquele dia.
Enquanto estendia o milho sobre o suporte, disse:
— A cadela amarela da entrada da aldeia teve uma ninhada ontem. A senhora Sachiko até disse que eu podia trazer um filhote para casa.
Yuki Miyazaki perguntou:
— Então por que não trouxe um?
Yuuya respondeu com um sorriso maroto:
— É que eu ainda não tinha perguntado ao senhor Miyazaki.
Yuki Miyazaki não pôde deixar de sorrir.
— Se você gosta, pode trazer um.
— Sério? Então vou trazer aquele branco!
Enquanto falava, Yuuya voltou a discutir sobre a comida do cachorro e sobre a ideia de construir uma casinha para ele.
Yuki Miyazaki concordou com tudo e, de vez em quando, chegava até a lhe dar algumas sugestões.
Ao meio-dia, o sol se tornou mais intenso, e Yuuya pediu a Yuki Miyazaki que entrasse para descansar.
Enquanto recolhia o chá que sobrara da manhã, encontrou sobre a mesa um fio de cabelo prateado.
Yuuya franziu a testa e, intrigado, apanhou o fio.
— Yuuya? O que foi?
— ...Já vou.
Ele inclinou a cabeça, estranhando aquilo, e rapidamente recolheu todo o serviço de chá.
Depois de entrar em casa, contou a Yuki Miyazaki que encontrara aquele fio de cabelo prateado.
Ao terminar, perguntou hesitante:
— Pela manhã... veio alguém aqui?
Sabia que não tinha o direito de investigar quem havia procurado o senhor Miyazaki. Se não fosse pelo fato de o senhor Miyazaki ter perdido a visão, ele jamais teria tido a oportunidade de cuidar dele tão de perto... Ainda assim, não conseguiu conter a pergunta.
— Sim, alguém que não conheço — respondeu Yuki Miyazaki, assentindo sem negar. — Provavelmente estava de passagem. Como me viu sozinho, ficou conversando comigo por algum tempo.
— Ah...
Yuuya ficou atônito e logo se agachou diante de Yuki Miyazaki, cheio de culpa.
— Da próxima vez, voltarei ainda mais cedo. Vou me esforçar para não deixar o senhor Miyazaki sozinho.
Yuki Miyazaki sorriu e, guiando-se pelo tato, estendeu a mão para afagar a cabeça do rapaz.
— Não tem problema.
Ao olhar para aquele homem tão gentil, o humor de Yuuya, que antes carregava uma melancolia inexplicável, melhorou.
A sensação de ter sido traído, de que algo lhe fora ocultado, também desapareceu sem deixar vestígios.
Ele explicou:
— Na verdade, encontrei um fio de cabelo na mesinha do lado de fora. Era prateado e muito bonito sob a luz do sol.
— Prateado? Então essa pessoa deve ser bastante peculiar.
Ao ouvir aquilo, Yuuya finalmente deixou de lado a última inquietação que ainda guardava e foi preparar o almoço com um sorriso radiante.
Escutando os passos do rapaz se afastarem aos poucos, o sorriso nos lábios de Yuki Miyazaki se aprofundou.
Agora ele estava entediado demais... Só podia esperar que Yuuya lhe proporcionasse algum entretenimento.
Quanto à pessoa que aparecera naquele dia, porém, suas intenções ainda não estavam claras.
Por ter usado à força algumas artes proibidas e também por causa da armadilha preparada para ele pelo Bureau dos Exorcistas, Yuki Miyazaki, embora fosse extremamente poderoso contra os youkais, não conseguia atacar seres humanos.
Era como uma espécie de contenção, uma limitação.
Afinal, os métodos que empregava contra os youkais haviam despertado o temor de muita gente... Embora lhes inculcassem a ideia de que youkais e humanos eram inimigos, essas pessoas acabavam, inconscientemente, colocando-se no lugar daqueles monstros.
Yuki Miyazaki achava aquela situação um tanto ridícula.
Ainda assim, não chegariam ao ponto de matá-lo. Afinal, os exorcistas daquele período estavam gradualmente entrando em decadência, e eles ainda precisavam dele.
Por um instante, a pessoa que aparecera pela manhã demonstrara uma intenção assassina extremamente sutil, mas, no último momento, conteve-se.
Não sabia se ela voltaria a aparecer...
*****
No dia seguinte, a mesma pessoa apareceu outra vez.
Dessa vez, surgiu quando Yuuya fora até os campos.
Parecia estar esperando deliberadamente que o rapaz se afastasse antes de aparecer.
Yuki Miyazaki não fez perguntas. Aquele indivíduo, porém, parecia ter encontrado algum prazer maldoso e perguntou, parado ao seu lado:
— Como é ficar cego? Você realmente não consegue ver mais nada?
Enquanto falava, passou a mão diante dos olhos já inúteis de Yuki Miyazaki.
Parecia alguém que guardava rancor dele desde o passado.
Enquanto tentava lembrar-se de pessoas assim, Yuki Miyazaki comprimiu os lábios e deixou transparecer uma expressão melancólica, como se alguma lembrança dolorosa o tivesse ferido.
Mas logo ocultou aquela mínima mudança de semblante e apenas sorriu levemente, assentindo.
— Sim. Não consigo ver absolutamente nada.
Enquanto falava, agarrou o pulso da mão que o outro agitava diante dele.
— Mas, por causa disso, consigo sentir com mais clareza o movimento do ar, perceber fragrâncias às quais antes não dava atenção... e também apreciar melhor os presentes trazidos pelos sons.
Yuki Miyazaki sorriu.
— Assim como agora consigo agarrar sua mão com precisão.
O youkai raposa ficou atônito ao observar o homem diante de si, cujo sorriso parecia capaz de aquecer o coração de qualquer pessoa.
Sua voz era gentil, seu sorriso, caloroso, e os dedos que seguravam seu pulso moviam-se com suavidade. O calor daquele toque não chegava a ferir.
Mas Tomoe ainda se lembrava das duas ou três vezes em que enfrentara aquele homem.
Bastara aproximar-se dele para que a energia espiritual liberada pela barreira ao seu redor percorresse todo o seu corpo.
A dor, penetrante até a medula dos ossos, permanecia gravada em sua memória mesmo depois de tanto tempo.
Página (2/3)
Contudo, depois de despir-se da identidade de exorcista, ele revelava um rosto completamente diferente.
Tomoe lembrava-se das palavras usadas pelo Rei Akura para descrevê-lo:
“Um exorcista asqueroso.”
Pelos métodos que empregava, ele realmente era asqueroso. Sendo humano, portanto, também deveria ser assim.
Mas agora...
Tomoe voltou a si e, de repente, puxou a mão com força um pouco excessiva.
O exorcista apenas pareceu intrigado por um instante, retomando em seguida a expressão gentil de antes.
O youkai baixou a voz e perguntou, com extrema dificuldade:
— Qual é o seu nome?
— Yuki Miyazaki... E o seu?
Tomoe estava prestes a responder, mas percebeu que não seria conveniente revelar seu nome.
Mesmo que o exorcista não pudesse ver seu rosto e não soubesse que ele era Tomoe, ainda se lembraria daquele nome.
Ele continuava planejando matar o exorcista, mas, se o deixasse morrer facilmente sem antes atormentá-lo um pouco, seria fácil demais para aquele homem.
Afinal, ele próprio sofrera muito nas mãos dele.
Tomoe também não gostava de métodos excessivamente sangrentos. Ao olhar para aquele homem diante de si, alguém cujo pescoço poderia quebrar com um pouco mais de força, achou que seria melhor destruí-lo psicologicamente.
Como o exorcista demorava a responder, perguntou atenciosamente:
— É difícil dizer?
Os pensamentos de Tomoe foram interrompidos.
— ...Tente adivinhar.
— Nós nos conhecemos no passado?
— Não.
Ele não considerava que encontros nos quais ambos haviam tentado lutar significassem que se conheciam.
— Não consigo adivinhar uma coisa dessas...
O exorcista exibiu um sorriso levemente impotente, como quem lidava com uma criança travessa da casa vizinha, cheio de intimidade e indulgência.
Tomoe rangeu os dentes. Aquele humano era realmente detestável, pois tratava humanos e youkais de maneira tão diferente.
Ainda assim, conteve a raiva à força e apenas disse:
— ...Chame-me como quiser.
O exorcista pareceu incomodado com a resposta. Ficou em silêncio por um momento, assumindo uma expressão pensativa.
Mas suas palavras seguintes deixaram Tomoe sem resposta por algum tempo.
Yuki Miyazaki perguntou:
— Posso tocar no seu rosto?
A pergunta foi feita com muita educação, e o tom de voz demonstrava que ele estava, acima de tudo, pedindo a permissão de Tomoe.
Tomoe não entendia por que o assunto mudara de repente para aquilo.
O exorcista continuou:
— Embora eu não consiga ver seu rosto, acho que preciso saber ao menos como você é para poder escolher um nome pelo qual chamá-lo.
Tomoe ficou um pouco desorientado, temendo que o humano percebesse alguma coisa.
Mas logo recuperou a calma.
Não havia motivo para se preocupar. Se ele descobrisse algo, bastava matá-lo.
Pensando assim, Tomoe tranquilizou-se e chegou a exibir um sorriso astuto. Tomou a mão do exorcista por iniciativa própria e colocou-a sobre o próprio rosto, deixando que ele explorasse seus traços.
A palma de uma mão masculina adulta tocou sua face.
Tomoe sentiu a textura dos dedos do exorcista, mas era evidente que não se comparava à maciez de uma mão feminina. Provavelmente por passar muito tempo segurando um pincel, ele tinha uma fina camada de calos junto às articulações, e as pontas dos dedos tampouco eram especialmente macias.
Ainda assim, seus movimentos eram extremamente delicados...
Enquanto explorava seu rosto, a distância entre os dois foi diminuindo aos poucos.
Tomoe pôde observar com mais clareza e de muito mais perto aquele exorcista que, no passado, o fitara com uma indiferença tão profunda, como se ele não passasse de uma formiga.
Quando a distância se tornou bastante curta, chegou a enxergar até mesmo a penugem no rosto do exorcista...
Ao sentir os dedos tocarem de leve seus lábios, Tomoe ficou momentaneamente distraído.
Pelo menos... aquele rosto não podia ser considerado asqueroso.
— Senhor Miyazaki!
A voz que surgiu de repente fez Tomoe recobrar os sentidos bruscamente. Ele empurrou o exorcista para longe e partiu apressado, antes que o dono daquela voz chegasse.
Não deixou sequer uma palavra para trás.
Yuki Miyazaki inclinou ligeiramente o corpo e bateu a lombar na quina da mesa ao lado. Franziu as sobrancelhas com a dor.
Quando Yuuya voltou correndo, no pátio diante da casa restava apenas Yuki Miyazaki, que mantinha as mãos atrás das costas e massageava discretamente o ponto onde batera.
Yuuya não percebeu. Assim que viu Yuki Miyazaki, gritou:
— Voltei!
Yuki Miyazaki baixou as mãos e sorriu espontaneamente para ele.
— Aconteceu alguma coisa interessante hoje?
— Sim! Vi uma libélula no campo. Era vermelha, muito, muito vermelha, e linda!
Antes, Yuuya teria evitado falar sobre essas coisas por saber que Yuki Miyazaki não podia enxergá-las. Mas, depois que o homem dissera que gostaria de ouvir sobre o mundo visto pelos seus olhos, ele nunca mais voltou a pensar nisso.
Passou a contar tudo o que via e ouvia com uma voz cheia de emoção.
Sobretudo as cenas belas, aquelas que imaginava que Yuki Miyazaki gostaria de conhecer.
— O céu estava especialmente azul hoje, senhor Miyazaki. As nuvens eram muito brancas, mais brancas que o algodão que colhemos.
— Então o tempo deve ter deixado você muito feliz.
— E tem mais! No caminho de volta, vi algumas flores muito bonitas. Não sei como se chamam, mas colhi várias... Senhor Miyazaki, quer sentir o perfume?
— É mesmo? Então traga-as aqui.
Yuki Miyazaki virou o rosto em sua direção, e Yuuya rapidamente escolheu alguns dos ramos mais bonitos, segurando-os diante dele.
Página (3/3)
As flores tinham um perfume suave, nada intenso, dentro do limite que Yuki Miyazaki considerava agradável.
Ele assentiu e sorriu gentilmente para o rapaz diante de si.
— Obrigado, Yuuya.
O coração de Yuuya bateu descompassado. Com o rosto ardendo, ele encarou o homem à sua frente sem esconder o olhar.
Baixando a voz, disse timidamente:
— Não precisa agradecer. É o mínimo que eu posso fazer.
*****
No terceiro dia, Tomoe voltou.
Yuki Miyazaki provocou-o:
— Você aparece de propósito só depois que Yuuya vai embora?
Tomoe ficou surpreso por um instante, sentou-se diante de Yuki Miyazaki e então perguntou, sem demonstrar interesse:
— Quem é Yuuya?
— A pessoa que cuida de mim.
Tomoe pareceu compreender.
— Não quero ver pessoas que nada têm a ver comigo.
Na verdade, quando fora até ali, vira Yuuya escondido entre as sombras, mas não dava a mínima para os outros humanos.
Podia-se dizer que até detestava os humanos.
Ainda assim, não faria diferença se tivesse sido visto. Antes, nunca vira aquele tal de Yuuya ao lado do exorcista. Isso significava que o rapaz só começara a cuidar dele depois que ele perdera a visão.
Portanto, mesmo que aquele humano visse seu rosto, jamais o relacionaria ao youkai raposa Tomoe.
Enquanto pensava nisso, ouviu o exorcista chamá-lo de repente:
— Juntarō.
Tomoe virou a cabeça na direção dele.
Depois de algum tempo, ao perceber que o exorcista realmente falava para aquele lado, perguntou:
— ...Está me chamando?
— Sim. O que acha desse nome?
Tomoe quis dizer que era horrível, um nome comum que podia ser encontrado em qualquer lugar.
Será que, depois de passar a noite inteira pensando, ele só conseguira chegar àquilo?
No fim, porém, conteve-se e respondeu apenas:
— Tanto faz.
Afinal, quantas vezes alguém prestes a morrer ainda poderia ser chamado? Além disso, somente os dois conheceriam aquele nome.
Durante aqueles três dias, Tomoe vira Yuki Miyazaki sempre naquele pequeno pedaço de mundo, sem jamais sair dali. Se estivesse em seu lugar, já teria perdido a paciência, queimado tudo e ido embora. Mas Yuki Miyazaki não parecia guardar qualquer ressentimento.
Mesmo que não pudesse sair sozinho, a pessoa que cuidava dele deveria poder levá-lo para caminhar.
Tomoe perguntou:
— Você fica sentado aqui todos os dias. Não se sente entediado?
Depois acrescentou:
— Ah... Esqueci. Você não enxerga, então não pode sair sozinho.
Observou atentamente a expressão do exorcista e não deixou passar a sutil mudança na curva de seus lábios, que se tornou um pouco menos pronunciada.
Conseguira. Fizera-o sofrer outra vez.
Os humanos eram realmente hábeis em fingir. Mesmo desconfortáveis, ainda conseguiam sorrir para os outros.
Sem perceber, Tomoe desviou o olhar e não tornou a observá-lo com tanta atenção.
Por algum motivo inexplicável, porém, não se sentia particularmente satisfeito...
Disse, quase sem notar, numa tentativa de remediar o que falara:
— Você não tem aquele Yuuya? Por que não pede que ele o leve para passear?
No caminho até ali, Tomoe também vira muitos aldeões. Se Yuki Miyazaki saísse, não precisaria ficar sozinho, sem ninguém com quem conversar.
O exorcista apenas balançou a cabeça, como se houvesse uma razão que não pudesse revelar.
— ...Esqueça.
*****
Durante vários dias seguidos, Tomoe aparecia quando Yuuya, que cuidava de Yuki Miyazaki, não estava por perto.
Toda vez que ia até lá, não tinha nada para fazer, limitando-se a lançar contra ele uma ou outra provocação velada.
Provavelmente porque já descobrira como aquele homem, antes tão célebre entre os exorcistas, acabara vivendo sozinho numa aldeia tão remota, suas ironias passaram a incluir mais comentários sobre outros exorcistas.
Yuki Miyazaki nunca respondia, o que inevitavelmente deixava Tomoe insatisfeito.
Ele queria ver o homem desorientado e arrasado pela diferença entre o passado e o presente, e não aquela expressão de quem compreendia tudo ou simplesmente guardava os pensamentos no fundo do coração sem emitir qualquer julgamento.
Contudo, sempre que o exorcista deixava transparecer um mínimo de melancolia, Tomoe sentia um aperto no peito.
Era como possuir força de sobra, mas não saber onde empregá-la.
Nos dias ensolarados, aparecia quando o humano chamado Yuuya estava ausente. Nos dias de chuva, sabia que o exorcista não sairia e, por isso, simplesmente não ia.
Ele começava a não entender o que pretendia fazer.
Não sentia que tivesse se vingado de verdade, mas a sensação de tédio que antes o acompanhava também parecia ter desaparecido.
Pensava que aquilo devia ser porque aquele nível de vingança já não era suficiente... Talvez o exorcista já estivesse acostumado às provocações envolvendo apenas a perda da visão.
...
Naquele dia, o tempo estava excelente. Tomoe observou o humano chamado Yuuya partir e pretendia continuar indo atrás do exorcista.
Mas lembrou-se de algumas incoerências que vinha percebendo ultimamente...
Então mudou de direção e seguiu o jovem humano.