Capítulo 22: O Presidente: Pais nunca morrem
Chen Yan sentia uma terrível falta de oxigênio; as lágrimas escorriam pelos cantos de seus olhos e seu corpo todo tremia.
No olhar feroz de Lu Zheng, ela não via qualquer sinal de brincadeira. Não havia qualquer afeto entre Lu Chao e ela; no máximo, tratava-se de uma dívida de gratidão e pena, além do hábito de tê-la ali para servi-lo. Ela não era ciumenta, não interferia em sua vida privada e, ocasionalmente, ajudava a lidar com as mulheres problemáticas que surgiam. Quando ela e Lu Zheng entravam em conflito, Lu Chao costumava defendê-la simbolicamente para manter as aparências. Mas, se ela fosse realmente estrangulada por Lu Zheng, Lu Chao certamente abafaria o caso; aos olhos dele, os interesses da família Lu sempre vinham em primeiro lugar.
Uma pequena figura surgiu subitamente na porta do depósito. Ao ver a cena, a menina parou, olhando para cima, aparentemente assustada.
Lu Zheng não pretendia realmente matá-la; ao notar a presença da criança, soltou-a imediatamente. "Por que você veio aqui?"
"Vim te procurar..."
Yuan Yuan olhou para o corredor, fechou apressadamente a porta do depósito e, ficando na ponta dos pés, alcançou a maçaneta para trancá-la por dentro. "Papai, ninguém viu."
Chen Yan, caída no chão, respirava com dificuldade. Estava genuinamente aterrorizada, com o corpo completamente paralisado. Ao olhar para a menina, que se parecia tanto com Lu Zheng, um frio percorreu sua espinha. Pai e filha eram ambos demônios; que criança normal, ao se deparar com tal situação, teria como primeira reação trancar a porta?
"Você sabe o que eu estava fazendo?" Lu Zheng baixou o olhar para a criança. Ela parecia aprender as coisas ruins rápido demais, e ele não pôde evitar a preocupação de que ela imitasse seu comportamento.
"Sei. O papai estava fazendo uma coisa má."
Yuan Yuan era diferente das crianças de sua idade; desde pequena, sabia ler as expressões dos adultos. Na vida passada, quando seus pais ficavam zangados, ela falava pouco e evitava aparecer para não ser usada como saco de pancadas. Ela não entendia por que o pai queria estrangular aquela mulher, mas sabia que, se o levasse para um canto, era porque não queria que ninguém visse.
"Então por que você fechou a porta? Não está com medo?" Lu Zheng agachou-se, franzindo a testa ao observá-la. Ele realmente não sabia se aquilo era bom ou ruim.
"Não tenho medo. O papai não vai me bater."
A noção de certo e errado das crianças é superficial, e elas estão sempre em fase de teste. Se contidas a tempo, aprendem que certas coisas não devem ser feitas; se mimadas, passam a achar que não há nada de errado e que podem agir daquela forma. A audácia dos inexperientes deve-se, em parte, ao fato de sua bússola moral ainda não estar formada. Elas não percebem as diferenças entre as pessoas e, agindo sem cautela, tornam-se destemidas, o que torna a orientação dos pais ainda mais necessária.
"Socorro..."
Assim que recuperou o fôlego, Chen Yan tentou gritar por ajuda, mas, antes que pudesse concluir o som, teve a boca tapada com força.
"Chen Yan, este é meu último aviso. Não volte a me provocar, ou as consequências não serão tão simples quanto as de hoje."
Lu Zheng só a soltou quando ela se acalmou. Levantou-se, lançou-lhe um olhar gélido e saiu, carregando a criança.
Chen Yan permaneceu sentada no depósito por um longo tempo, imersa em um pavor absoluto. Antigamente, por mais irritado que Lu Zheng ficasse, ele nunca a agredira. Desta vez, porém, ele agiu como um louco; ela suspeitava que, se a criança não tivesse entrado, ele teria tirado sua vida.
Lu Zheng encontrou um lugar isolado, colocou a menina no chão e a encarou de cima. "Yuan Yuan, você precisa entender o que é certo e o que é errado. Não se pode ser cúmplice do mal, entendeu?" Ele não se considerava uma boa pessoa, mas a criança era pequena e não podia desenvolver valores distorcidos.
"O que significa ser cúmplice do mal?" Yuan Yuan olhou para cima, confusa; seu cérebro parecia sobrecarregado.
"Significa que, se você sabe que eu fiz algo errado, não deve me acompanhar no erro." Lu Zheng explicou de forma simples, sem lhe dar um olhar afetuoso.
"O papai não está errado. Quem está errado são os outros." Yuan Yuan acreditava que, se o pai agia daquela forma, devia ter seus motivos. As crianças tendem a favorecer incondicionalmente aqueles que são bons com elas.
"O que você disse?" Lu Zheng sentiu-se frustrado e levou a mão à testa. Ele nunca entendera o que as colegas de classe queriam dizer quando falavam de "fãs tóxicos", mas agora parecia entender: aquela criança era sua fã tóxica!
"Yuan Yuan, mesmo o papai pode cometer erros. Se eu errar, você não deve me acobertar, entendeu? Você deve ser uma criança justa."
Yuan Yuan olhou para ele e assentiu: "Entendi!"
Lu Zheng: "Entendeu o quê?"
Yuan Yuan: "Vou te acobertar!"
Lu Zheng quase vomitou sangue. Só agora ele percebeu que raiva e alegria podiam coexistir. "Você não pode me acobertar, nem a ninguém de quem você goste. Errado é errado, certo é certo. Não se pode perder o senso de justiça por causa de afeição; isso só vai te prejudicar."
"Não vou acobertar os outros, só vou acobertar o papai."
"Pelo amor de Deus, obrigado!" Lu Zheng estava realmente à beira de um colapso e, num impulso, soltou um palavrão.
Yuan Yuan: "Pelo amor de Deus!"
Lu Zheng: "Não diga palavrões!"
Yuan Yuan cobriu a boca: "Não vou dizer!"
A personalidade da criança era um pouco teimosa, muito parecida com a dele na infância. Lu Zheng sentiu que apenas falar não adiantaria; ele não deveria, de forma alguma, cometer atos cruéis ou dizer palavrões na frente dela novamente, pois ela aprendia rápido demais.
Os empregados chamaram pai e filha para jantar na sala. O velho senhor Lu já havia descido e esperava por eles na cabeceira da mesa. Três anos se passaram e os cabelos do velho estavam completamente brancos, seu rosto cada vez mais abatido.
"Ah Zheng, venha sentar-se." Ele apontou para os dois lugares vazios ao seu lado, reservados especialmente para eles.
"Vovô!" Lu Zheng, ao vê-lo, exibiu um sorriso e sentou-se, mantendo a menina em seu colo.
"Então esta é a criança? Qual é o nome dela?" O velho senhor Lu voltou seu olhar para a pequena, que realmente se parecia muito com o neto.
"Chama-se Yuan Yuan. Yuan Yuan, este é o seu bisavô."
"Olá, bisavô!" A pequena o cumprimentou, um pouco tímida por ser a primeira vez.
"Olá, venha aqui para o bisavô ver você." O velho observou o rosto redondo da menina, lembrando-se de como Lu Zheng era quando criança; eram quase idênticos.
Yuan Yuan saltou do colo de Lu Zheng e correu para o lado do bisavô, segurando seus dedos magros com sua mãozinha. "Bisavô, você é tão magrinho, precisa comer bem."
O velho senhor Lu, que ainda pensava em como se aproximar da menina, olhou para ela com ternura. "Está bem. Este é o presente que o bisavô preparou para você. Veja se gosta." Ele entregou-lhe uma pequena caixa quadrada contendo um amuleto de longevidade de ouro incrustado com jade, cujo design ele mesmo desenhara e levara para ser consagrado por um mestre.
"Gostei!" Yuan Yuan tirou o amuleto da caixa e o entregou ao pai para que ele o colocasse nela.
O velho senhor Lu já ouvira tudo sobre a criança por meio de Lu Chao, por isso não perguntou mais nada. Para ele, conseguir abraçar uma bisneta antes de morrer já era uma satisfação completa.