Capítulo Dez: O Afortunado
Página 1/3
A esposa puxou a cortina. A luz branca refletida pelo céu azul e as nuvens brancas iluminava o interior da casa. Era sete horas da manhã do dia seis de janeiro de 1980 (Showa 55).
Hoje era o último dia das férias na editora Kodansha.
Hideo Uyama foi despertado pela esposa e veio para a sala de estar para tomar o café da manhã em família.
A filha mais velha já estava no ensino médio, enquanto o filho mais novo ainda não sabia andar.
Mas, apesar de estar prestes a entrar na meia-idade, Hideo Uyama não sentia nenhuma crise típica dessa fase.
Ele possuía um emprego respeitável e estava disposto a dedicar a vida a ele.
Depois do café, trocou a fralda do filho mais novo e abraçou a esposa.
Então, Hideo Uyama pegou sua pasta e saiu pela porta.
A tarefa daquele dia era crucial para ele.
Pois havia prometido a Kyosuke Maijo, no café, que faria o romance “A Magia Assassina da Astrologia” ser indicado ao Prêmio Edogawa Rampo.
Era um pacto entre homens e a expressão da paixão de Hideo Uyama pelo gênero de mistério.
Antes disso, ele já havia informado o editor-chefe Naoki Akimoto, do terceiro departamento editorial da Kodansha Bungeikan.
Para chamar a atenção do editor, afirmara ter encontrado uma obra-prima singular, um tesouro literário.
Embora fosse subeditor, e seu poder não fosse tão grande quanto o do editor-chefe, seu gosto era excelente.
Akimoto também era um grande entusiasta de romances de mistério.
Apesar de seus gostos serem diferentes — Akimoto era um firme defensor do subgênero social — ficou empolgado ao ouvir que Uyama trazia uma “obra-prima singular” que poderia inaugurar uma nova era.
Imediatamente, Akimoto convocou por telefone os nove editores responsáveis pelo Prêmio Edogawa Rampo para uma reunião, a fim de debaterem a tal obra-prima trazida por Uyama.
Mas ninguém poderia imaginar que “A Magia Assassina da Astrologia” estava destinada a causar um impacto fulminante na literatura desde seu nascimento.
Uma disputa inédita entre posições editoriais estava prestes a explodir.
Página 2/3
Hideo Uyama dirigiu seu Jaguar até o prédio da Kodansha, no bairro de Otowa, distrito de Bunkyo.
Com a pasta em mãos, entrou na sala de reuniões do terceiro departamento editorial, localizada no quinto andar do Bungeikan.
Lá dentro, o editor-chefe Naoki Akimoto já o aguardava.
Mas o que surpreendeu Uyama foi encontrar, sentado em frente a Akimoto, uma jovem desconhecida, vestindo uma camisa branca de alta qualidade e com o cabelo preso em um rabo de cavalo, conversando animadamente com o editor-chefe.
A luz do sol que entrava pela janela iluminava a jovem como uma rosa branca banhada pelo sol, radiante e encantadora.
Embora Uyama soubesse que a comparação era pobre, a jovem realmente parecia uma flor, tão bela que dava para sentir seu perfume.
Seus grandes olhos amêndoa, nariz afilado e pele clara a faziam parecer uma estrela saída de um filme.
Cada expressão sua irradiava elegância.
O mais impressionante eram seus olhos amêndoa, límpidos e translúcidos como águas cristalinas, dotados de um magnetismo capaz de penetrar na alma, fazendo parecer que nenhum segredo poderia escapar de seu olhar.
Ao notar o olhar curioso de Uyama, Akimoto se levantou e a apresentou:
“Uyama, esta é a Srta. Emi Eru, nossa mais nova editora contratada para a fundação da revista.”
“Você sabe que a maioria das publicações principais da Kodansha são romances longos de mistério, e temos uma desvantagem natural no mercado de contos de mistério.”
“A Kōbunsha tem os direitos da revista ‘Shōsetsu Hōseki’ desde 1968, a Takarajima-sha publica ‘Shōsetsu Suiri’ e a Bungeishunjū a ‘ALL Yomimono’.”
“Nessas circunstâncias, o presidente decidiu que precisamos criar nossa própria revista de contos de mistério, por isso convidamos a Srta. Eru para nos ajudar a fundá-la.”
“Ela foi a principal responsável pela revista ‘Ellery Queen’s Mystery Magazine’ na editora Hayakawa.”
“Com ela, certamente a Kodansha criará a melhor revista de contos de mistério!”
Em resposta ao elogio, Emi Eru sorriu humildemente:
“Editor-chefe Akimoto, está me louvando demais. Eu apenas fui editora-chefe da ‘Ellery Queen’s Mystery Magazine’ por um tempo.”
“Não sou tão incrível quanto diz.”
“Agora que estou na Kodansha, preciso aprender muito com você.”
Akimoto, claramente admirado, dispensou a humildade dela com um gesto:
“Não seja modesta, Srta. Eru. Embora eu seja editor-chefe do terceiro departamento da Kodansha Bungeikan, também sou leitor da ‘Ellery Queen’s Mystery Magazine’.”
“Ela revelou muitos excelentes autores de contos de mistério. Sou eu quem deveria aprender com você.”
Emi Eru sorriu discretamente diante do elogio.
Página 3/3
“Editor-chefe Akimoto, eu realmente não percebia o quão importante foi o que fiz.”
“Talvez eu seja apenas uma sortuda com uma sorte que outros não têm.”
Após dizer isso, Emi Eru fixou o olhar na pasta de Hideo Uyama:
“O sucesso de uma revista de mistério depende das histórias e dos autores, não do editor-chefe.”
“Sr. Uyama, posso dar uma olhada nessa obra-prima singular?”
“Estou muito curiosa.”
Encantado com a beleza e a eloquência de Emi Eru, Uyama esqueceu momentaneamente o que era mais importante.
Lembrando-se, tirou imediatamente do porta-documentos o manuscrito de “A Magia Assassina da Astrologia” e o entregou a Akimoto:
“Editor-chefe Akimoto, esta é a obra escrita por um professor que conheci por acaso, intitulada ‘A Magia Assassina da Astrologia’!”
“Eu, Hideo Uyama, garanto com minha vida que esta obra deixará uma marca indelével no mundo do mistério!”
“Se for indicada ao Prêmio Edogawa Rampo, certamente impressionará todos os jurados com seu encanto singular!”
Akimoto olhou Uyama com certa descrença, mas pegou o manuscrito e começou a folhear.
Uyama permaneceu ao lado, e cada vez que Akimoto terminava uma página, ele guardava o original e fazia dez cópias na copiadora para que os outros editores pudessem apreciar.
Emi Eru sentou-se ao lado, analisando o “tesouro literário” que Uyama tanto exaltava.
No início, Emi sentia um pouco de receio de que Uyama estivesse exagerando.
Ela já fora editora-chefe de uma revista e sabia que obras “maravilhosas” não eram raras.
Mas, aos poucos, não conseguiu mais se conter.
De uma leitura casual ao lado da copiadora, passou a esperar ansiosamente, quase aflita para descobrir o desenrolar da história.
Pois o subeditor Uyama não fazia qualquer exagero.
Nenhum elogio seria excessivo para “A Magia Assassina da Astrologia”.