Capítulo Vinte e Seis: A Linguagem Branca Incapaz de Ser Pronunciada

O Mestre da Ficção de Mistério de Tóquio Mikage Aya-Mikage 2605 palavras 2026-07-29 09:46:10

Página (1/3)
O enredo que Kyosuke Maijo narra desta vez ocorre no ano Showa 3 (1928), em um distrito de entretenimento chamado Rokukendai.
Desde que Ichisen Matsu foi encontrado morto segurando uma flor de campânula em uma vala fétida do distrito, todo o local mergulhou em um clima de inquietação.
O protagonista da história, “eu”, é um jovem policial que usa grossos óculos redondos e sente grande insegurança em relação à sua aparência.
Seguindo o inspetor Hishida, responsável pelo caso Ichisen Matsu, comecei a investigar o ocorrido.
Ichisen Matsu era uma figura conhecida no distrito Rokukendai, frequentador assíduo dos estabelecimentos de entretenimento e generoso com dinheiro.
Observando que a bolsa de dinheiro dele havia desaparecido, Hishida e eu suspeitamos que o motivo do crime estava relacionado a dinheiro.
Investigando mais, descobrimos que no dia da morte, Ichisen Matsu esteve em um local chamado Shofuukan, uma casa de entretenimento bastante decadente e insalubre.
Ao chegarmos, enfrentamos a má vontade da proprietária, que logo mudou sua atitude ao saber que éramos policiais.
No Shofuukan, apenas duas atendentes recebiam os clientes; a que recebeu Ichisen Matsu se chamava Masako.
Na sala ao lado, outra atendente chamada Suzue atendia outro cliente no mesmo horário.
O quarto de Suzue exalava um odor desagradável; apesar de aparentar ser jovem, ela vestia um vestido roxo, um pouco grande e desbotado, e sua expressão constante de pavor despertava pena.
Suzue recebeu naquele dia um cliente chamado Fukumura, um artista de marionetes.
Fukumura presenteou Suzue com vários bonecos que, empilhados em seu quarto, pareciam cadáveres, criando uma atmosfera sinistra.
Descobrimos que Ichisen Matsu portava quinhentos ienes naquele dia, uma quantia considerável para o ano Showa 2.
Além disso, Fukumura saiu do Shofuukan logo após Ichisen Matsu, e a quantia de quinhentos ienes desapareceu com ele!
Hishida e eu naturalmente consideramos Fukumura o principal suspeito do assassinato.
A evidência mais importante não foi a bolsa de dinheiro, mas um copo encontrado no quarto de Suzue, contendo água turva.
Era um vaso simples onde Suzue colocava a flor de campânula; após a saída de Fukumura, a flor desapareceu.
Ao sairmos do Shofuukan com Hishida, olhei para a sacada de Suzue no segundo andar e vi muitas campânulas plantadas lá.
Aquelas flores pareciam ser o único consolo espiritual de Suzue, que vivia naquele quarto fétido.
Foi meu segundo encontro com as campânulas.
No terceiro encontro, eu não estava como policial, mas como visitante.

Página (2/3)
Dizer que eu era um visitante é estranho; apenas tirei meus grossos óculos redondos e, enganando a proprietária, entrei no quarto de Suzue.
Queria conversar a sós com ela sobre os detalhes do caso, especialmente sobre a flor de campânula que Ichisen Matsu segurava.
Suzue parecia não se surpreender com minha presença e começou a se despir, embora eu não tivesse intenção de me envolver com ela, mesmo pagando.
No fundo, sentia pena daquela jovem, pois ela me lembrava alguém do passado.
Quando criança, brincava frequentemente com uma vizinha chamada Sachiko.
Infelizmente, Sachiko vinha de uma família pobre, tinha mãos ásperas como as de um homem e, ao atingir certa idade, foi vendida pelos pais a um comerciante viajante.
Mesmo após muitos anos, a cena de Sachiko partindo pelo barranco permanece vívida em minha memória.
Eu a perseguia, ela apenas sorria e acenava para mim; sabia que havia sido levada para um lugar triste, mas não podia fazer nada.
Não sei o que aconteceu com Sachiko depois, mas aquele sorriso foi a última imagem que ela me deixou, gravada profundamente em meu coração.
Por isso, ao ver Suzue, de idade semelhante, sempre quis tirá-la daquela lama e compensar o que não pude fazer por Sachiko.
Conversamos muito no quarto e soube que Suzue fora vendida para aquele lugar por alguma razão e não tinha planos para o futuro, pois o resgate custava quinhentos ienes e, quanto mais o tempo passava, mais ela devia.
Senti compaixão por ela, mas toda vez que mencionava a campânula, Suzue perguntava se eu queria dormir com ela; recusei, e ela disse que eu era tão estranho quanto Fukumura.
Fukumura, quando vinha, não fazia nada além de brincar com papel, soltar fogos ou apresentar seu teatro de marionetes para Suzue.
Mas, apesar disso, Suzue dizia que eu não era como Fukumura; porém, nunca explicou em que éramos diferentes, pois logo adormeceu.
Observei seu rosto inocente adormecido e ouvi sua respiração tranquila.
Pensei que talvez Fukumura, ao ver a pureza do sono de Suzue, quisesse tirá-la daquele sofrimento, por isso matou Ichisen Matsu para roubar os quinhentos ienes.
Afinal, quinhentos ienes era uma quantia que pessoas comuns não conseguiam dispor no ano Showa 2, a menos que roubassem.
Quando o sino da manhã soou e eu me preparava para sair, Suzue me chamou.
Olhei para trás e vi que ela hesitava em falar algo.
Quando perguntei, ela balançou a cabeça e desviou o rosto.
Não sabia o que Suzue queria dizer, e não tive coragem de olhar sua expressão triste, então me afastei.
O tempo passou rapidamente, mais de quinze dias se passaram.
Fukumura, o suspeito apontado pela polícia, ainda não havia sido capturado.
Para investigar seu paradeiro, voltei duas vezes ao Shofuukan.

Página (3/3)
Porém, como fui durante o dia, não encontrei Suzue nenhuma das duas vezes.
Ainda assim, uma vez fui sozinho ao Shofuukan e apenas vi a luz vermelha brilhando pela janela do segundo andar, tingindo as campânulas da sacada de vermelho.
Cerca de um mês após a morte de Ichisen Matsu, chegou uma notícia inesperada sobre Fukumura.
Mas ele já estava morto, encontrado em uma vala como Ichisen Matsu, segurando também uma campânula branca!
Surpreso ao ver a flor, Hishida e eu visitamos novamente o Shofuukan.
Não foi surpresa encontrar Suzue mais uma vez, mas não sei se ela estava evitando-me de propósito ou simplesmente me havia esquecido; ela não olhou para mim nenhuma vez.
A investigação não avançou; não sabemos quem matou Fukumura.
Quando saía do Shofuukan, meu cadarço se desfez; enquanto o amarrava, algo passou pelo meu rosto e caiu aos meus pés.
Levantei o pé e, embora tenha pisado, pude reconhecer claramente uma campânula.
Olhei para cima, para a janela de Suzue, mas as cortinas estavam fechadas e não havia ninguém à vista.
Dei um passo adiante e outra flor caiu.
Não havia dúvida: Suzue, escondida atrás da cortina, jogava as flores para mim de propósito.
Talvez eu fosse lento para entender e achasse que Suzue queria me contar a verdade do caso,
mas não compreendi a linguagem silenciosa daquela flor branca que ela não podia expressar em palavras...
Emi Edome ficou profundamente tocada pela prosa melancólica de Kyosuke Maijo e, naturalmente, não mencionou mais o que aconteceu na fonte termal.
Apenas olhou para as últimas duas páginas do manuscrito com certa relutância em terminar a leitura.
Pois lembrava claramente que Maijo havia dito na mesa que esta história tinha como base o conto de Hachiya e a sétima donzela.
Portanto, o desfecho final certamente seria amargo e lamentável.