Capítulo 42 — O nascimento de “A Cartola”

O Mestre da Ficção de Mistério de Tóquio Mikage Aya-Mikage 3600 palavras 2026-07-29 09:47:10

Eri Eru subiu as escadas e parou diante da porta do quarto de Kyosuke Maishiro, no segundo andar.

Antes mesmo de entrar, pôde ouvir um som estranho vindo do interior do cômodo. Parecia a ponta de uma caneta deslizando velozmente sobre o papel. Isso despertou a curiosidade de Eri: seria Maishiro escrevendo um novo romance policial?

Ao espiar pela fresta da porta, ela confirmou: lá estava ele, sentado à mesa, escrevendo freneticamente. O ritmo era impressionante; em menos de alguns minutos, ele já havia preenchido uma página inteira. Vendo a facilidade com que as palavras fluíam, Eri finalmente entendeu como ele fora capaz de escrever "Uma Flor de Platycodon" em apenas uma noite.

—

Maishiro estava debruçado sobre a mesa, compondo uma história que misturava mistério, folclore, psicologia e neurociência. A motivação para este novo livro remontava a cinco dias atrás, quando Kiyone Myojin saíra de seu quarto.

O mal-entendido daquele dia o deixara com um peso na consciência, e ele buscava desesperadamente uma oportunidade para se explicar. Mas parecia tê-la ferido profundamente. Sempre que tentava cumprimentá-la com um sorriso, ela simplesmente o ignorava, como se ele fosse um fantasma. A ideia de ser tratado como um invisível era torturante.

Pela primeira vez desde que fora transportado para este mundo, Maishiro sofria de insônia. Ao se deitar e fechar os olhos, revirava-se na cama enquanto as palavras de Kiyone ecoavam em sua mente:

— "Quando você e a senhorita Eri estavam no segundo andar, eu vi a Eri sentada na varanda lá embaixo!"
— "Como alguém que estava na varanda poderia ter deixado meias no seu quarto?"
— "A menos que você consiga me provar que o mundo que os olhos veem não é real..."
— "Os olhos humanos também podem nos enganar!"
— "Caso contrário, não acreditarei em mais nenhuma mentira sua!"

Sempre que essas frases surgiam, Maishiro lembrava-se de um fragmento de uma história famosa. Após dois dias e duas noites de reflexão ininterrupta, ele finalmente concebeu o enredo de seu próximo romance, algo que abalaria o cenário literário japonês:

[O mundo que os olhos veem é necessariamente real?]
[Se o cérebro mente por necessidade e altera as memórias para torná-las coerentes, isso não explicaria o fato de que ver não é o mesmo que acreditar?]

As palavras de Kiyone despertaram suas memórias, e a trama, construída em torno dessa premissa, surgiu cristalina em sua mente. Maishiro estava convicto de que, assim que fosse publicado, o livro causaria um alvoroço no Japão, talvez até desencadeando uma febre por mistérios folclóricos e inaugurando uma nova era exclusiva de sua autoria.

"Toc, toc, toc."

As batidas na porta o trouxeram de volta à realidade.

—

— A porta está aberta, pode entrar.

Assim que Maishiro terminou de falar, Eri entrou vestindo um elegante traje de gala. O visual impecável a deixou surpreso. O que mais intrigava Maishiro, porém, era o motivo de tanto esmero.

— Senhorita Eri? Você está deslumbrante. Vai participar de alguma cerimônia importante?

Ao ouvir o elogio, Eri sentiu que todo o seu esforço valera a pena.

— É uma cerimônia muito importante, professor Maishiro. Você sabe que hoje é a premiação do "Prêmio Edogawa Rampo de Ascensão"?

Maishiro ficou confuso:

— Prêmio Edogawa Rampo de Ascensão? O Prêmio Edogawa Rampo tradicional não é entregue apenas em setembro? O que é esse prêmio de ascensão?

Eri, percebendo a surpresa, explicou pacientemente:

— Professor, como o seu livro "A Mágica do Assassinato Astrológico" foi finalista e recebeu muitos elogios dos editores e da alta gestão da Kodansha, e como houve um sucesso inesperado chamado "O Voo da Visão de Sarumaru", a direção decidiu criar um prêmio especial cem dias após a entrega do prêmio principal. É um duelo entre o seu livro e o de Motohiko Izawa. E o resultado não foi surpresa: o seu livro venceu o Prêmio Edogawa Rampo de Ascensão! Vim buscá-lo para a cerimônia.

Maishiro compreendeu a situação e sentiu um misto de nostalgia e choque. No seu mundo original, "A Mágica do Assassinato Astrológico" havia perdido para a obra de Izawa; aqui, a história fora diferente. Ele não sabia, contudo, que além da qualidade de suas obras, o sucesso devia-se muito aos esforços silenciosos de Eri.

—

Em Ginza, Tóquio.

Maishiro vestia um terno impecável, o cabelo perfeitamente alinhado, e segurava uma cartola exagerada. Ele olhou para Eri com desconfiança:

— Senhorita Eri, a cerimônia exige um baile de máscaras? É mesmo necessário usar esta cartola?

Ele colocou o chapéu, sentindo que só faltava um cachimbo para se tornar uma versão moderna de Sherlock Holmes. Eri aproximou-se e, embora também achasse o visual um tanto excêntrico, insistiu:

— Professor, este é o meu único pedido. Por favor, considere o tempo que passei comprando roupas com você e me ajude desta vez!

Diante do olhar suplicante de Eri, Maishiro não conseguiu recusar. Ele assentiu e manteve a cartola na cabeça. Eri sorriu, satisfeita.

—

A BMW M1 vermelha corria pelas ruas de Tóquio. Maishiro, no banco do passageiro, girava a cartola nos dedos, ainda curioso sobre a insistência dela.

— Senhorita Eri, essa cartola tem algum significado especial?

Eri, então, retirou uma revista da bolsa e entregou-lhe. Na capa, havia o desenho de uma cartola exagerada com uma flor de platycodon branca inserida nela.

— Eu pretendia fazer uma surpresa no lançamento, mas já que perguntou, explicarei. Você sabe que o romance policial começou com "Os Assassinatos da Rua Morgue", de Edgar Allan Poe. Mas foram Conan Doyle, Agatha Christie, John Dickson Carr e Ellery Queen que popularizaram o gênero. Esses grandes autores, talvez por convenção ou estereótipo, criaram detetives que, invariavelmente, usavam cartolas. Ao fundar a revista, pensei muito no nome. Queria algo memorável e que remetesse ao gênero. Por isso, escolhi "Cartola". Como hoje em dia ninguém mais usa, o chapéu tornou-se um símbolo desses grandes investigadores. É por isso que queria que você o usasse.

Maishiro achou a ideia brilhante. No entanto, como um entusiasta do gênero, o primeiro detetive que lhe veio à mente não foi Holmes ou Poirot, mas sim aquele outro, de cartola e bengala, conhecido por ser o detetive mais amoral e depravado da ficção.

Ele virou-se para Eri:

— Senhorita Eri, para a próxima edição, quero criar um detetive que também use cartola, em uma série. Espero que você reserve um espaço importante para mim na revista "Cartola".

Eri ficou estupefata. A maioria dos escritores que conhecia só escrevia sob pressão, perto do prazo final. Ter um autor tão prolífico quanto Maishiro era um sonho. Ela aceitou prontamente, sem imaginar que, por causa daquela revista, Maishiro criaria a figura de detetive mais caótica e peculiar que o mundo já vira.