Capítulo vinte e sete: Chegados a este ponto, o destino é inevitável

O Mestre da Ficção de Mistério de Tóquio Mikage Aya-Mikage 2770 palavras 2026-07-29 09:46:21

— Srta. Eri, o que houve?

Maishiro Kyosuke, ao notar uma suave tristeza no belo rosto de Eri, não pôde deixar de perguntar.

Eri desejava elogiar a escrita de Maishiro, que retratava com tamanha vivacidade o desejo de Suzue pelo amor, um sentimento que ela não ousava expressar. Especialmente a cena em que Suzue lançava flores de platicódono da janela; havia nela um ar tão romântico que permitia sentir o amargor e a inocência do primeiro amor.

Contudo, ao lembrar-se de que, pouco antes, aquele homem estivera colado àquela garota de formas voluptuosas na piscina termal, Eri apenas fez um bico e, corada, mentiu:

— Recebi um telefonema esta manhã e acabei torcendo o pé por acidente. Ainda está inchado.

Ao ouvir as palavras de Eri, Maishiro hesitou, lembrando-se então do ocorrido. Ao baixar o olhar, viu que ela calçava sapatos tipo loafer pretos, de bico redondo e com franjas, e que, na altura do tornozelo, a pele estava avermelhada e com um leve tom arroxeado. O tombo fora, claramente, feio.

Ergueu os olhos para ela e viu o vapor de sua respiração condensando-se em pequenos cristais de gelo sobre seus longos cílios. Era fácil imaginar a decepção de Eri, que acordara cedo e viera vê-lo cheia de entusiasmo, apenas para encontrá-lo interagindo com aquelas duas jovens na fonte termal.

Pensando nisso, Maishiro sentiu-se um verdadeiro canalha. Mesmo que a relação entre eles fosse ambígua, não havia motivo para deixar uma visita sentada em um banco de corredor gélido.

— Srta. Eri, perdoe-me pela indelicadeza.

Maishiro agachou-se, passou um braço pelas costas de Eri e o outro sob a dobra de seus joelhos. Ela, que segurava os manuscritos na esperança de continuar a leitura de "Uma Flor de Platicódono", ouviu o pedido de desculpas e, antes que pudesse reagir, viu-se subitamente suspensa no ar.

A situação a deixou em pânico; suas pernas, belas como as asas de uma borboleta branca, agitavam-se no ar.

— Professor Maishiro? O que... o que está fazendo?

Maishiro sentiu a maciez de seu corpo — o que o deixou visivelmente abalado —, mas manteve a compostura e disse:

— Srta. Eri, um pé inchado é algo sério. Se não for bem cuidado, poderá limitar seus movimentos. A senhora não gostaria de atrasar o lançamento da revista de contos de mistério por causa de uma dor no pé, gostaria?

Eri sentiu o rosto arder com o movimento e, diante daquela justificativa, não ofereceu mais resistência. Maishiro abriu a porta do quarto, depositou-a sobre o tatame e retirou-se.

Passados três ou quatro minutos, ele não retornara. Eri, sentindo-se como a própria Suzue da história, sentiu um desejo urgente de levantar-se e procurá-lo. Foi então que ele empurrou a porta, trazendo consigo um pequeno frasco de cor marrom-avermelhada.

— Felizmente, a Srta. Myojin tem um remédio para contusões. Basta aplicar e logo estará curada.

Maishiro trouxe um banco, sentou-se diante dela e ergueu o pé de Eri.

— Professor Maishiro, não...

Antes que pudesse terminar, ele removeu o sapato, deixando à mostra o pé envolto em uma meia social preta. Através do tecido fino, podiam-se ver os dedos longos e delicados, pintados com um esmalte rosa claro. Observando os dedos de Eri tremerem involuntariamente devido à timidez, Maishiro percebeu que, em um impulso, cometera um ato audacioso.

Ele apenas queria cuidar do ferimento, mas aquilo não seria desrespeitoso demais? E se o confundissem com um pervertido?

Maishiro segurou a ponta da meia e começou a puxá-la lentamente, impondo a si mesmo uma regra: se Eri demonstrasse qualquer resistência ou tentasse recolher o pé, ele pararia imediatamente.

Mas, para sua surpresa, a meia deslizou como se não houvesse atrito. O destino estava traçado.

Maishiro não teve escolha a não ser espalhar o remédio nas mãos e começar a massagear o local. Eri estava tão envergonhada que parecia prestes a derreter, mas, para dispersar o desconforto, forçou-se a concentrar na história de "Uma Flor de Platicódono":

Mesmo após a morte de Fukumura, eu e o detetive Hishida continuávamos acreditando que fora Fukumura quem matara Ichisen-matsu, roubando-lhe as quinhentas moedas. Mas quem teria matado Fukumura? Para onde foram as moedas? E por que ambos os mortos seguravam flores de platicódono?

Essas perguntas me consumiam. Por isso, retirei meus óculos grossos e retornei ao "Sofu-kan", onde encontrei Suzue novamente.

No segundo andar, ela pareceu reconhecer-me de imediato, mesmo sem os óculos. Ela passava batom diante da janela e, ao ver-me, parou com o dedo mindinho encostado aos lábios. Ao entrar no quarto, ela me fez a pergunta de sempre: "Deseja dormir?". Recusei, pois precisava saber se ela conhecia a verdade sobre a morte de Fukumura.

Suzue ignorou minhas perguntas sobre o caso, como se não as tivesse ouvido. Apenas acendeu fogos de artifício junto à janela. Pensei que ela sentisse frio e buscasse calor, mas, para meu horror, ela estendeu a mão diretamente para a chama!

Agarrei sua mão, puxando-a, e caímos juntos sobre o tatame. Suzue desabou, virando o rosto. Embora estivesse de costas, pude sentir que ela chorava. Ela não respondeu mais às minhas indagações. Sem saber o que fazer, preparei-me para partir, quando ela segurou a barra da minha calça e, com um tom de voz solene, disse que me contaria a verdade.

Naturalmente, decidi ouvir. Mas ela insistiu que eu não me virasse, que ficasse de costas, e exigiu que eu prometesse não questionar nada e, ao terminar, que partisse imediatamente. Não entendi a exigência, mas aceitei.

Para meu choque, ela revelou que Fukumura, de fato, matara Ichisen-matsu para salvá-la, por causa daquelas quinhentas moedas. No entanto, o que veio a seguir foi um golpe devastador: quando Fukumura foi resgatá-la, foi ela quem o matou.

Virei-me, querendo explicações, mas Suzue gritou com uma aspereza que parecia uma acusação:

— Neste quarto imundo, caótico e cheio de mentiras, peço que cumpra sua promessa: vá embora!

O grito foi tão súbito que fiquei paralisado. Por algum motivo, senti um despertar de afeição por ela. Não era amor; eram lembranças de Sachiko. Embora ela tivesse sorrido ao acenar para mim anos atrás, sem revelar qualquer dor, eu sabia que ela, como Suzue, era uma flor que morrera antes mesmo de desabrochar, usada por outros e deixada a apodrecer. Ela era jovem, mas não tinha mais saída.

— Por favor, saia!

A luz da vela projetava minha sombra na porta de papel, um retrato de tristeza e impotência. Saí do quarto e fechei a porta. O papel emitiu três estalidos suaves. Eu jamais poderia imaginar que aquele fora o último som que deixei para Suzue.