Capítulo 16: Vendendo Zigong de Bambu
Página 1 de 3
Ainda estava escuro quando as luzes e o fogo já iluminavam o pequeno pátio da família Cheng.
Aquele dia era o primeiro dia do quinto mês lunar. Nos anos anteriores, alguns comerciantes que queriam começar cedo a vender bolinhos de arroz glutinoso já iniciavam as vendas naquela data, e Cheng Wan também planejara começar a vender seus bolinhos cozidos em tubos de bambu.
Na cozinha da família Cheng, Cheng Wan, a velha senhora Lin e os demais estavam ocupadíssimos.
O arroz glutinoso, as tâmaras vermelhas, os feijões vermelhos e os amendoins haviam ficado de molho desde a noite anterior. Agora bastava colocar cada recheio em tubos de bambu diferentes e fechar bem as extremidades.
Era o primeiro dia de teste. Havia três tipos de recheio, com vinte unidades de cada.
Cheng Wan ajustaria a proporção dos diferentes tipos conforme as vendas daquele dia.
A velha senhora Lin olhou para os tubos de bambu dentro da panela, parecendo bastante inquieta.
— Wan, e se não conseguirmos vender? O que faremos com tanta coisa boa?
Cheng Wan estava sentada diante do fogão, com o brilho das chamas refletido no rosto, acrescentando-lhe uma beleza serena.
— Vovó, os que fizemos antes com painço, apenas cobertos de açúcar, foram elogiados por todos em casa. Agora estamos usando arroz glutinoso e ainda preparamos açúcar mascavo. Com certeza ficarão ainda mais gostosos. Como algo tão delicioso não haveria de vender? Se realmente não conseguirmos, nós mesmos comeremos. De qualquer forma, não vamos deixar nada se desperdiçar.
A velha senhora Lin arregalou os olhos.
— Isso não está certo! Que tipo de família seríamos se comêssemos tanta coisa boa? Temos de vender tudo e recuperar o capital!
— Vovó, papai, mamãe, segunda tia, irmão mais velho, segundo irmão, vão descansar. Voltem a dormir mais um pouco. Isso ainda vai demorar para cozinhar; eu e o segundo tio podemos ficar de olho.
As pomadas e os remédios que Cheng Wan comprara por um preço alto naquele dia haviam sido muito eficazes. Em apenas dois ou três dias, a maior parte dos hematomas, inchaços e manchas arroxeadas no corpo de Cheng Daniu e Cheng Daping já desaparecera. Eles já conseguiam andar normalmente, embora ainda mancassem um pouco.
Aquele era o primeiro dia em que a família Cheng venderia os bolinhos de arroz em tubos de bambu. Como Cheng Daniu e Cheng Daping conseguiriam continuar dormindo? Assim como a velha senhora Lin e os outros, haviam se levantado cedo.
Ninguém foi descansar. Todos estavam apreensivos demais.
O céu foi clareando aos poucos, e todos os bolinhos ficaram prontos. Cheng Wan retirou-os da panela e os colocou em dois barris de madeira cheios de água fervida e fria.
Por fim, cobriu a boca dos dois barris com dois pedaços de gaze branca comprados no dia anterior, para impedir a entrada de poeira.
Felizmente, já era o quinto mês do ano e o tempo não estava frio. Cheng Wan não precisava se preocupar em manter os bolinhos aquecidos.
— Cheng Wan!
Lá fora, alguém chamou por ela.
— Já vou, avô Sheng!
A velha senhora Lin olhou para fora.
— Jia Sheng? O que ele veio fazer aqui?
— Ontem combinei com o avô Sheng de alugar o carro de boi dele. Não precisaremos fornecer a forragem, e pagaremos quinze moedas por dia. Como minha tia veio ontem, esqueci de contar isso a vocês.
Alugar o carro de boi da família Jia fora uma decisão que Cheng Wan tomara no dia anterior, quando seguia para a cidade do distrito.
Ir a pé já seria cansativo mesmo sem carregar nada. Com dois barris de madeira bastante pesados, além dos espetos de bambu, do açúcar mascavo e de todos os outros objetos pequenos, se realmente caminhassem até a cidade, que energia sobraria para vender alguma coisa?
Além disso, o carro de boi era um pouco mais rápido que caminhar, permitindo que chegassem mais cedo.
A velha senhora Lin arregalou os olhos.
— Espere, você alugou o carro de boi, mas quem vai conduzi-lo? Ninguém nesta família sabe conduzir um carro de boi.
— Eu sei.
Cheng Wan respondeu com uma expressão perfeitamente tranquila.
Página 2 de 3
Cheng Wan realmente sabia conduzir um carro de boi. Durante a faculdade, nos tempos modernos, certa vez acompanhara um dirigente da instituição até uma aldeia pobre nas montanhas para participar de uma ação de auxílio. Ao ver um ancião conduzindo um carro de boi, ficara curiosa e aprendera com ele.
O ancião ainda a elogiara, dizendo que era inteligente e aprendia depressa e muito bem.
Quem poderia imaginar que aquele conhecimento adquirido por simples curiosidade um dia realmente seria útil?
De fato, nunca é demais aprender uma habilidade.
Cheng Wan conduziu o carro de boi, levando Cheng Erniu e tudo o que seria necessário para vender os bolinhos naquele dia.
A velha senhora Lin e os demais continuaram paralisados de espanto, incapazes de se recuperar da surpresa de descobrir que Cheng Wan sabia conduzir um carro de boi.
Nem sequer tiveram tempo de pensar no fato de que ela pretendia pagar quinze moedas por dia a Jia Sheng.
Durante o trajeto, Cheng Erniu vigiava cuidadosamente os produtos no carro e, ao mesmo tempo, observava Cheng Wan conduzir com o coração na garganta.
Aos poucos, percebeu que ela realmente sabia conduzir o carro de boi e que, além disso, tinha uma técnica bastante boa. Só então relaxou e perguntou, curioso:
— Wan, você só está bem há alguns dias. Quando aprendeu a conduzir um carro de boi? Como é que eu não sabia de nada?
— Ontem, quando eu e meu segundo irmão fomos à cidade no carro de boi, vi o avô Sheng conduzindo e achei muito interessante. Conversei com ele sobre como fazer isso e acabei aprendendo.
Era verdade que Cheng Wan conversara com Jia Sheng sobre conduzir o carro. Ela não tinha medo de Cheng Erniu voltar para casa e perguntar a Cheng Erping.
A cabeça de Cheng Erniu zumbia. Tudo em que conseguia pensar era que Cheng Wan conversara um pouco com alguém e aprendera a conduzir um carro de boi.
Cheng Wan conduziu o carro sem incidentes até a cidade do distrito.
Depois de deixar o veículo no local reservado para o estacionamento dos carros e pagar a taxa de guarda, ela e Cheng Erniu pegaram as coisas e começaram a procurar um lugar adequado para montar a barraca.
Era curioso. No dia anterior, quando entrara na cidade, Cheng Wan não vira ninguém vendendo bolinhos de arroz. Naquele dia, porém, descobriu que havia muitos comerciantes e vendedores ambulantes oferecendo-os dos dois lados da rua.
Era como se existisse uma regra tácita segundo a qual a venda de bolinhos de arroz só deveria começar no primeiro dia do quinto mês lunar.
As ruas estavam cheias de gente e muito movimentadas. Cheng Wan e Cheng Erniu demoraram bastante até encontrar um lugar adequado.
Os dois pousaram os barris de madeira, colocaram um prato sobre o pequeno banco de madeira trazido de casa e despejaram um pouco de açúcar mascavo no prato, retirado do saco de pano.
Olhando para os pedestres que passavam diante dela, Cheng Wan abriu a boca e começou a apregoar seus produtos com uma voz clara e sonora:
— Venham todos olhar! Bolinhos de arroz em tubos de bambu, deliciosos e diferentes de tudo o que já provaram! Comam um e terão um ótimo humor; comam dois e abrirão um sorriso! Venham ver, venham provar! Bolinhos de arroz em tubos de bambu, deliciosos e únicos!
O rosto de Cheng Erniu ficou vermelho de vergonha. Ele abria e fechava a boca, mas não conseguia gritar como Cheng Wan. No fim, só conseguiu murmurar:
— Bolinhos de bambu... bolinhos de bambu...
Aquela voz clara e inusitada chamou a atenção de muitas pessoas, e vários pedestres se aproximaram para observar.
Um homem, com curiosidade nos olhos, perguntou:
— O que você está vendendo? Bolinhos de arroz em tubos de bambu? Nunca ouvi falar disso.
Cheng Wan percebeu que o homem usava roupas refinadas e tinha um criado ao lado. Seu sorriso tornou-se ainda mais sincero, e ela respondeu em voz alta:
— Meu senhor, estamos vendendo bolinhos de arroz em tubos de bambu, uma receita criada pela nossa família. São deliciosos e muito diferentes. Que tal experimentar um? Depois de provar o primeiro, garanto que vai querer o segundo.
— Quanto custa cada um?
O sorriso de Cheng Wan não mudou.
— Quinze moedas cada.
Ao lado, Cheng Erniu quase se engasgou com a própria saliva. Estava desesperado:
“Mas em casa não havíamos combinado dez moedas por unidade? Eu já estava preocupado que ninguém comprasse por dez. Como ela aumentou de repente para quinze?”
Cheng Wan lançou-lhe um olhar tranquilo, e Cheng Erniu só pôde assumir uma expressão igualmente serena, como se soubesse exatamente o que estava acontecendo.
Página 3 de 3
A princípio, Cheng Wan pretendia cobrar dez moedas por unidade. Porém, ao ver pelo caminho que os vendedores ambulantes ousavam cobrar cinco moedas por simples bolinhos de arroz glutinoso enrolados em folhas de junco, concluiu que fora honesta demais.
Como era de esperar, assim que o preço de quinze moedas foi anunciado, a multidão começou a se agitar.
Cheng Wan não demonstrou o menor nervosismo. Apenas fixou os olhos no jovem que fizera a primeira pergunta e disse, sorrindo:
— Meu senhor, nossos bolinhos são feitos com arroz glutinoso da melhor qualidade e têm três tipos de recheio: arroz glutinoso com tâmaras vermelhas, com feijão vermelho e com amendoim. Depois de retirado do tubo de bambu, o bolinho é rolado neste prato de açúcar mascavo. Fica absolutamente doce e aromático. O senhor não se arrependerá de comprá-lo.
O jovem fechou o leque de papel que segurava, com uma expressão interessada.
— Traga-me um de tâmaras vermelhas. Quero provar para ver se é tão delicioso quanto você diz. Dongzi, pague.
O criado chamado Dongzi tirou quinze moedas do bolso e as entregou a Cheng Wan. Ela fez sinal para que Cheng Erniu recebesse o dinheiro e sorriu para o criado:
— Em um negócio de alimentos, é preciso prestar atenção à higiene. Vou abrir o bolinho e não convém tocar no dinheiro.
A sinceridade de Cheng Wan conquistou parte da simpatia dos curiosos ao redor.
Os tubos dos diferentes recheios eram amarrados de maneiras distintas com cordões de cânhamo, por isso era fácil identificá-los.
O primeiro cliente, além de tudo, era um jovem nobre que claramente vinha de uma família abastada. Cheng Wan abriu aquele tubo com extremo cuidado, esforçando-se para manter os movimentos limpos e elegantes sem deformar o bolinho.
O bolinho de arroz glutinoso tinha formato cilíndrico, com pequenos pontos vermelhos espalhados por sua superfície. Depois de ser rolado no açúcar mascavo, ficou especialmente bonito sob a luz do sol.
Cheng Wan entregou um espeto de bambu ao jovem.
— Meu senhor, pode experimentar.
O jovem mordeu o bolinho que segurava, abaixou a cabeça para observá-lo e, por fim, assentiu.
— O sabor é realmente bom. Mas o mais raro é a ideia, tão original.
Cheng Wan abriu um sorriso radiante.
— Com a aprovação do senhor, todo o trabalho da minha família não terá sido em vão.
O jovem soltou uma gargalhada.
— Traga-me dois de cada sabor. Mas quero comprá-los junto com os tubos de bambu. Também não precisa me dar açúcar; basta enviar seis espetos de bambu.
— Dongzi, dê-lhe uma moeda de prata.
As mãos de Cheng Erniu tremiam ao receber o pagamento.
Cheng Wan, por sua vez, reagiu rapidamente. Retirou seis tubos de bambu dos barris, contou seis espetos e colocou tudo sobre a gaze branca usada para cobrir os barris. Depois, envolveu os tubos e os espetos com a gaze e entregou o embrulho ao criado Dongzi.
Comparado à generosidade daquele jovem e ao efeito que sua compra certamente teria sobre os demais clientes, o que representava um pedaço de gaze branca?
Como era de esperar, depois que o jovem foi embora, Cheng Wan e Cheng Erniu ficaram completamente ocupados.
Quinze moedas por um bolinho de arroz em tubo de bambu realmente não era barato. Afinal, meio quilo de carne de porco custava apenas vinte e três moedas.
Muita gente não tinha coragem de comprar, mas havia muitos ricos naquele mundo, e os ricos adoravam coisas novas e incomuns.
Desde o momento em que decidira usar arroz glutinoso em vez de painço, Cheng Wan abandonara a clientela das famílias muito pobres. Seu público-alvo eram as famílias com algum dinheiro sobrando e, sobretudo, as famílias abastadas.
No início, Cheng Erniu ainda se sentia um pouco constrangido. Depois, ao ver que cada vez mais pessoas se aproximavam e que o dinheiro dentro da bolsa de pano também se acumulava, foi ficando mais à vontade.
Por fim, sua voz chegou a ser ainda mais alta que a de Cheng Wan.
Quando o último bolinho de amendoim foi vendido, Cheng Wan pediu desculpas educadamente às pessoas que não conseguiram comprar e prometeu voltar no dia seguinte. Só então partiu do local da barraca ao lado de um Cheng Erniu tomado pela empolgação.