Capítulo 23 — Uma nova oportunidade de negócio: tofu

Começa na briga: a camponesa fortona não leva desaforo para casa Ren Hongchen 2944 palavras 2026-07-29 09:15:55

No quinto dia do quinto mês lunar, o Festival do Zongzi.

Não havia a alegria e a agitação que Cheng Wan imaginara, nem visitas entre parentes.

Cada família apenas almoçava os zongzis que haviam preparado com antecedência, e assim o festival passava.

Os moradores da aldeia de Jia estavam totalmente focados na colheita do trigo.

Para os camponeses, nada era mais importante do que o trabalho no campo.

Era uma questão de sustento e renda para toda a família.

A partir do quinto dia do quinto mês, a família Cheng, como as outras na aldeia de Jia, mergulhou na agitação da colheita de verão.

Quando a colheita terminou e a soja foi plantada, já era início de junho.

O pôr do sol alaranjado tingia o horizonte, e no pequeno pátio da família Cheng, após quase um mês, todos voltaram a se ocupar com a venda dos zongzis em bambu.

Desta vez, Cheng Erniu e os demais não tentaram mais se esconder dos moradores da vila enquanto cortavam e poliam os tubos de bambu e faziam as tampas de madeira.

Desde o dia do Festival do Zongzi, quando o filho mais velho do chefe da aldeia Jia, Jia Zhanggui, e sua família passaram pela vila, o negócio dos zongzis em bambu da família Cheng tornou-se público.

A família de Jia Zhanggui não espalhou a notícia pela vila, falou apenas para o chefe da aldeia e sua família.

Mas quem não tem alguém que gosta de fofocar?

Em dois dias, a notícia da venda dos zongzis em bambu no condado se espalhou por toda a aldeia.

Se não fosse pelo fato de todos estarem ocupados com o trabalho no campo, muitos provavelmente teriam ido investigar.

Cheng Wan enxugou as mãos molhadas com um lenço e disse: “Vamos deixar esse tanto de arroz glutinoso de molho hoje. Se deixarmos demais, talvez não consigamos vender tudo amanhã.”

Depois de passar pela colheita, Cheng Wan sinceramente achava que o esforço de acordar cedo todos os dias para vender zongzis na cidade não era nada diante do trabalho no campo.

A coceira das espigas de trigo, a constante curvatura das costas, o suor caindo em gotas no chão, o sol escaldante no céu...

Pensar nisso agora ainda a deixava desconfortável.

Se não fosse pelo alívio que sentia ao usar nas mãos adesivos refrescantes e spray protetor solar que pegava de contrabando no armário de encomendas, Cheng Wan teria desistido.

Cheng Wan era órfã na modernidade, cresceu em um orfanato na cidade e estudou Direito na universidade, tendo pouco conhecimento sobre agricultura.

Após essa experiência na colheita, decidiu que faria melhor em focar nos negócios, pois cultivar a terra definitivamente não era para ela.

Além disso, a renda dos agricultores comuns na antiguidade era muito baixa, ou quase inexistente; ao menos conseguir encher o estômago já era difícil.

Tomando a família Cheng como exemplo.

Eles tinham quatro mu e meio de terra. Se o ano fosse bom, como este, cada mu renderia cerca de cento e setenta a cento e oitenta jin de grãos.

A produção dessas quatro mu e meio não dava para encher a barriga da família Cheng, sem falar nos impostos da corte imperial.

Não é de estranhar que os membros da família Cheng fossem cada vez mais magros.

Comendo pouco ao longo do ano, como não ficariam magros?

Se o ano fosse ruim, não seria só fome, seria morte por inanição.

Enquanto isso, a senhora Lin e os demais discutiam os próximos assuntos importantes enquanto trabalhavam.

Reparar a casa, ampliar a moradia, procurar uma casamenteira.

Era hora de arranjar uma esposa para Cheng Daping.

Cheng Wan não comentou que Cheng Daping era jovem demais para casar, nem sugeriu esperar mais um pouco.

Primeiro, como irmã mais nova, o casamento do irmão mais velho era uma decisão da senhora Lin e do casal Cheng Daniu.

Segundo, Cheng Daping já tinha dezesseis anos, e naquela época, a maioridade começava aos quinze; então, de fato, era hora de casar.

Cheng Wan achava que, se não podia mudar o ambiente, o melhor era se adaptar a ele.

Para Cheng Daping, se não organizassem seu casamento, ele seria alvo de fofocas pelas costas.

Enquanto ouvia a conversa da senhora Lin e dos outros, Cheng Wan planejava seu próximo negócio.

Depois do Festival do Zongzi, as vendas dos zongzis em bambu certamente não seriam mais tão movimentadas.

A partir daí, ganhar algumas dezenas de moedas de cobre por dia já seria ótimo.

Seguindo assim, Cheng Wan não ousava imaginar quando poderia finalmente viver a vida que queria.

Ela planejava delegar a barraca dos zongzis para Cheng Erniu e tentar um novo negócio: tofu.

Pensando no tofu, Cheng Wan não pôde deixar de exclamar em seu coração: “Tofu, que coisa deliciosa, e aqui não tem tofu!”

Ela percebeu a ausência do tofu no dia em que a família Cheng começou a plantar soja.

Naquela manhã, depois do café, todos se preparavam para ir ao campo.

Enquanto a senhora Lin trancava a porta, Cheng Wan abriu um saco de juta e viu a soja dentro.

Ela perguntou casualmente: “Vó, como a gente come essa soja? Para fazer óleo? Mas a gordura que a gente usa é gordura de porco, né?”

Cheng Wan sabia pouco sobre agricultura, só sabia que a soja podia ser usada para extrair óleo, brotar, fazer leite de soja e tofu, nada mais.

A senhora Lin caminhava enquanto prendia a chave no cinto da calça.

“Não, não extraímos óleo. Aqui não temos dinheiro para isso, óleo de soja é coisa de famílias abastadas e oficiais, uma iguaria.”

Cheng Wan assentiu, pensando que as técnicas antigas para extrair óleo não eram boas, e o óleo vegetal era caro.

“Então, plantamos soja para vender e trocar por dinheiro?”

A senhora Lin olhou para ela com uma expressão como se visse uma tola.

Cheng Wan desviou o olhar.

“A gente tem só essas quatro mu e meio de terra; a colheita anual não dá nem para encher a barriga da família, como vamos vender?”

“E nem pense em vender para quem extrai óleo, isso não é para camponeses como a gente. Eles nem olham para a soja que a gente planta.”

Apontando para a soja, Cheng Wan perguntou: “Então, pra quê plantamos soja?”

“Você não lembra do que a gente comia depois de acabar o trigo? Era o mingau de soja.”

Cheng Wan carregava a soja atrás da senhora Lin, perguntando intrigada: “Mingau de soja?”

“Sim, mingau de soja. Cozinhamos direto com água, parecido com o arroz cozido no vapor. Depois de pronto, é só comer.”

Cheng Wan tentou lembrar o sabor e a aparência do mingau, mas sua expressão ficou séria.

Não era um sabor muito bom.

“Vó, além do mingau, como mais a gente come soja?”

“Fazemos brotar, você comeu esses dias, não lembra?”

“Mas eu quero saber, vó, você já viu ou ouviu falar em leite de soja e tofu?”

Perguntou com o coração apertado.

Ela percebeu que, mesmo depois de tantas idas à cidade, nunca tinha visto ninguém vendendo tofu.

“Leite de soja? A água feita com soja moída? Isso eu sei, a gente moía no moinho de pedra em casa para seu pai e seu tio, mas eles não gostavam, então pararam faz tempo.”

“E o que você disse depois? Tofu?”

Cheng Wan, um pouco desapontada, respondeu: “Isso.”

Ela sentia que sua ideia de vender tofu provavelmente iria por água abaixo.

Se tinham leite de soja, como não teriam tofu?

A senhora Lin virou-se com uma expressão confusa: “Tofu? Pelo nome parece feito de soja?”

O coração de Cheng Wan disparou.

“Sim, é feito de soja, branco, um pouco amarelado, em pedaços. Você já viu?”

A senhora Lin franziu a testa, pensou um pouco e balançou a cabeça.

“Não, vivi mais da metade da vida e nunca vi algo assim.”

“Talvez seja coisa das famílias ricas? Onde você ouviu falar disso?”

Cheng Wan riu e disse que só tinha ouvido falar por acaso.

Desde então, começou a procurar informações sobre tofu, até conseguir uma resposta definitiva:

No mínimo, no condado de Qingyuan, não existia tofu.

Sem internet na antiguidade, os camponeses sabiam muito pouco do mundo além da sua vila.

Cheng Wan pensava em ir à cidade no dia seguinte e, se encontrasse Xu Zhinian, poderia perguntar a ela.

Além disso, Cheng Wan já tinha um presente para Xu Zhinian, um par de brincos de pérola, que ainda não havia dado.