13 Compras Governamentais

Levando meus pais para os anos 70 Peixinho bêbado 3594 palavras 2026-07-29 08:56:40

O velho senhor Ma tinha suas suspeitas; afinal, não vivera décadas em vão. Além disso, Su Changhe, ao pedir ajuda a Ma Xiangdong, nunca teve intenção de esconder nada dele.

Ele bateu no cachimbo e perguntou: “Seu cunhado disse que tem algo a tratar?”

Ma Xiangdong agachou-se ao lado, assentindo: “Sim, foi o que ele disse.”

Ma Xianghua não estava tão interessado nisso, mas perguntou: “Uma viagem rendeu uns dez e poucos yuans?”

Ele ficou surpreso e um pouco preocupado — levar galinhas e patos do campo para vender na cidade dava tanto lucro assim? Será que o cunhado não estaria se desviando do caminho por causa do dinheiro?

O velho senhor Ma era mais cauteloso. Antigamente, era proibido vender por conta própria galinhas, patos, peixes, ovos, grãos e vegetais do campo — isso se chamava sistema de compra e venda centralizados.

Certa vez, um membro da brigada vizinha juntou vinte ovos para vender na cidade e foi denunciado por violar as políticas do Estado, obrigando toda a comuna a fazer uma autocrítica. Naquela época, as regras eram rígidas, e os camponeses não se atreviam a quebrá-las.

Mas os tempos mudaram.

O velho senhor Ma, que às vezes ia às reuniões da comuna, sendo uma pessoa de visão na brigada Qianjin, observava com desdém que o ambiente atual parecia diferente.

Antes, criar galinhas e patos no campo tinha regras, caso contrário chamavam de “cortar o rabo do capitalismo”. Hoje, quem não cria algumas aves a mais escondido? Será que as autoridades não sabem? Ou simplesmente fingem não ver.

Ele tragou um pouco de fumo seco e disse: “Então vá, Dongzi, pegue a chave com sua mãe e leve um pouco de comida. Assim os três homens não comem toda a ração da casa do genro.”

Ou seja, mesmo que Su Changhe tenha ganhado uns dez yuans numa viagem, para o sogro ele ainda era um genro incapaz de sustentar a família.

Para surpresa do velho senhor Ma, a comida na casa dos Su era farta. Su Changhe ganhava dinheiro e não poupava em gastar; afinal, a saúde é o capital da revolução, e sem comer bem, de que adianta ganhar dinheiro?

Na mesa havia frango cozido com batatas, carpa cozida com tofu, miúdos de porco refogados, ovos mexidos com pimentão verde, uma porção de couve refogada e outra de verduras silvestres temperadas.

Seis pratos, quatro deles com carne, servidos em grandes tigelas de sopa, com porções generosas, acompanhados por uma grande panela de arroz integral.

O velho senhor Ma ficou surpreso; Ma Xianghua e Ma Xiangdong arregalaram os olhos.

Que família era aquela? Nem no Ano Novo se comia assim!

Su Changhe tirava o avental enquanto os convidava para sentar e trouxe uma garrafa de aguardente: “Pai, podemos beber um pouco à noite, não é?”

O velho senhor Ma mexeu os lábios, sentindo que via seu genro como um gastador irresponsável.

“Você aí tem dinheiro para queimar!”

Mas Su Changhe não percebeu o olhar do sogro. Ele animadamente arrumou os pratos e convidou os cunhados: “Sentem-se, rápido, rápido.”

Ma Huilan olhou para os dois sobrinhos e perguntou: “E sua mãe e sua cunhada?”

Ma Xianghua respondeu: “Eles não vieram, estão comendo em casa.”

Ma Huilan franziu a testa. Na brigada Qianjin e na região de Huai, havia o costume de que as mulheres não acompanhassem os homens em visitas; isso se devia à escassez de alimentos em todas as casas, mas o que as mulheres comiam em casa? Restos ou qualquer coisa para enganar.

Ela não gostava desse costume. Afinal, era a família dela, sua mãe e sua cunhada, o que custava virem comer uma vez?

Mandou o sobrinho mais velho: “Xuewen, chame sua avó e sua mãe para virem comer. Diga que já preparei a comida delas, e se não vierem, vou pedir para seu tio ir buscá-las.”

---

O velho senhor Ma e Bai Hongmei ficaram constrangidos, não querendo pedir para o genro ir buscar as mulheres novamente, então trancaram a porta e foram até lá. A velha senhora também era prática: se viessem, bem; ainda levaram um pouco de comida, sem aproveitar nada da casa da filha.

Bai Hongmei, vendo isso, sentiu um desconforto. Quanto será que a cunhada aproveitava da casa da mãe? Eles iam comer lá e ainda tinham que levar comida?

Mas ao ver os pratos fartos na mesa, Bai Hongmei não teve mais nenhuma queixa. Pensou: “Nossa, a cunhada é muito generosa!”

Na casa dos Su não havia separação de mesas; estavam todos ao redor de uma mesa quadrada. Os homens bebiam sua bebida, as mulheres e crianças comiam.

Depois de algumas rodadas de bebida, Su Changhe falou do assunto principal: “É para compra pública, a cada quinze dias, mil ovos e cinquenta galinhas e patos. Ovos a cinco centavos cada, galinhas poedeiras a um yuan por quilo, galos a setenta centavos, patos a sessenta e cinco centavos…”

Perguntou ao sogro: “Pai, as pessoas da brigada aceitam esse preço?”

Antes que o velho senhor Ma respondesse, Bai Hongmei quase explodiu de raiva — como não aceitar? O preço era até maior que o que a cooperativa pagava. Se os moradores da vila não gostassem, até a família Ma poderia vender. Se não quisessem vender as aves, será que não tinham ovos em casa? E sua própria família adoraria vender se ela falasse com eles.

O velho senhor Ma olhou para o genro: “É mesmo para compra pública?”

“Por que eu iria mentir?” Su Changhe riu e mostrou uma carta de compra emitida pelo vice-diretor Ma, do setor têxtil. Agora ele era meio que um trabalhador temporário da fábrica têxtil.

A brigada Qianjin ainda não tinha eletricidade; o velho senhor Ma aproximou-se da lamparina para ler a carta e ficou um pouco mais tranquilo: “A fábrica têxtil vai comprar por quanto tempo?”

“Pelo menos dois ou três meses.”

Dois ou três meses não era pouco; a cada quinze dias, seriam seis entregas, seis mil ovos, centenas de aves — uma quantidade considerável.

O velho senhor Ma bebeu um gole de vinho: “O preço vai ser esse o tempo todo?”

“Enquanto o mercado negro não cair, sim.”

Su Changhe oferecia um preço um pouco acima do mercado para a brigada — era uma estratégia consciente.

Eles não sabiam quanto tempo ficariam no campo. Lá não havia privacidade; até uma refeição com carne podia ser notada pelos vizinhos.

Su Changhe não era rico para passar dificuldades, e quando a vida melhorasse, não queria despertar inveja.

Por precaução, ele não se importava em diminuir um pouco o lucro: ele comia a carne, o pessoal da brigada tomava a sopa, e todos teriam um futuro melhor.

Su Changhe serviu outro copo ao velho senhor Ma: “Como o senhor acha que a brigada deveria recolher?”

Ele tinha um plano e não se importava em ser um bom genro.

O velho senhor Ma pensou por um momento, selecionou algumas famílias que passavam dificuldades: “Ajudem essas famílias, e o resto você vê conforme a situação.”

Su Changhe concordou: “Não dou conta sozinho, Xiangdong vai me ajudar.”

Ma Xiangdong naturalmente aceitou. Olhando para o pai, que não se opôs, apenas disse que ele deveria seguir as orientações do cunhado e trabalhar bem.

Naquele tempo, as pessoas tinham apetite grande, homens ou mulheres. Quem fazia trabalho pesado no campo precisava de muita comida.

Ma Huilan cozinhou uma panela grande de arroz e seis tigelas de pratos, que foram completamente devorados.

Depois de comer, Bai Hongmei ajudou a limpar e, olhando de soslaio, cochichou: “Irmã, sobre o que seu marido falou, minha família também cria muitas galinhas. Minha mãe cuida bem delas, quase um ovo por dia…”

Ma Huilan riu, entendendo a inquietação da cunhada antes. Respondeu: “Você faz assim: manda sua mãe trazer discretamente uns 50 a 100 ovos por mês, sem contar na quantidade da nossa brigada.”

Bai Hongmei sorriu radiante. Um centavo a mais por ovo era um real a mais por cem ovos; um real a mais por mês deixaria sua mãe muito feliz. Ela esperava que o negócio do cunhado durasse muito tempo — dois ou três meses não eram suficientes, o ideal seria dois ou três anos!

---

Su Changhe desconhecia esse desejo da cunhada; se soubesse, talvez vomitasse sangue. Se ele ficasse só nesse comércio de aves e ovos, quem sabe quando conseguiria se mudar para a cidade?

As condições de vida no campo eram péssimas. Nem eletricidade havia; à noite, era escuro como breu, não se via a mão diante do rosto, e o banheiro era a fossa seca! Su Changhe, bêbado naquela noite, quase caiu dentro ao ir ao banheiro.

Coitada da esposa!

Ma Huilan, por profissão, tinha TOC. Quando moravam na cidade, qualquer coisa fora do lugar a incomodava. Na época de gripe, ela e a filha tinham que desinfetar o corpo, roupas e bagagem ao entrar em casa.

Agora, trabalhando no campo, pisando na lama e usando esterco caseiro, com aquele cheiro! Ao voltar, no banheiro, via minhocas rastejando — muito difícil para ela!

Sua esposa não tinha vida fácil, de fato.

Su Yue estava com uma toalha quente para limpar o rosto do pai, que murmurava algo sobre minhocas. Ela se aproximou e ouviu claramente, vomitando de nojo e reclamando para a mãe: “Mãe, o que meu pai fala quando está bêbado? Minhocas e coisas assim — é nojento demais!”

Ma Huilan, já entrando, resmungou: “Sabe que é nojento e mesmo assim vem me contar?”

Su Changhe riu e puxou a blusa da filha: “Você está reclamando à toa? Venha, minha boa menina, limpe o rosto do papai.”

Ele colocou as mãos atrás da cabeça e fechou os olhos. Su Yue, resmungando, limpou sua cabeça e rosto, trouxe chá, perguntou se ele queria mais, com toda dedicação.

Su Changhe estava meio bêbado, mas ainda lúcido. Sentiu que a atenção da filha era familiar; era assim quando ela queria mesada.

Su Yue sorriu e perguntou: “Pai, acha que falta algo neste quarto?”

“Tipo o quê?”

“Tipo… uma escrivaninha?”

A mobília da casa Su era pouca: uma cama no quarto, um guarda-roupa grande, uma pequena mesa que Su Yue chamava de penteadeira, onde ficava o creme da mãe, um banquinho e duas cadeiras de vime.

Pouca mobília, e Su Yue havia juntado uns cinco ou seis livros “catados”, empilhados no banquinho porque não havia onde guardar. Ela ainda queria pegar mais livros e jornais no ferro-velho.

Uma escrivaninha teria muitos usos, especialmente com gavetas para guardar o dinheiro que a brigada júnior ganhava.

Agora tudo ficava num saquinho de pano costurado pela mãe, depois colocado no guarda-roupa, mas sempre tinha medo de sujar as roupas ao abrir e fechar.

Su Changhe sabia que a filha tinha algo em mente e zombou: “Sua malandra, de graça nada é, ou é trapaça ou é roubo.”

“Ah, pai! Meu querido papai, tão belo e amado por todos…”

Su Changhe ergueu o copo e ronronou: “O velho pai está bêbado, vai dormir!”

“Su Changhe, sem lavar os pés não pode se cobrir! Su Yue, sem tirar os sapatos não sobe na cama!”

A voz furiosa de Ma Huilan veio do fundo da casa, fazendo pai e filha estremecerem.

Na antiga casa dos Su, no fim das contas, era Ma Huilan quem mandava em tudo.