19 Pêssego Selvagem e Damasco Silvestre

Levando meus pais para os anos 70 Peixinho bêbado 3602 palavras 2026-07-29 08:56:53

Página 1/3

Com a bicicleta, Su Changhe podia ir e voltar da montanha com muito mais facilidade, fazendo várias viagens em um dia sem problema algum. Atrás da bicicleta, ele amarrava duas grandes cestas, onde colocava as mercadorias diretamente, sem precisar carregar nas costas, o que liberava sua força de trabalho. Além disso, não era mais necessário que duas pessoas fossem à montanha; ele simplesmente enviava Ma Xiangdong para entregar as mercadorias na fábrica têxtil.

Hoje, Ma Xiangdong foi até a fábrica têxtil e, de quebra, levou também os peixes combinados com o restaurante estatal. Su Changhe não foi em vão ao restaurante; aproveitou para encontrar um comprador para os peixes do escoteiro. Em uma semana, cinco, seis, sete ou oito peixes, nem mais nem menos, era a quantidade ideal para o restaurante estatal.

Depois de organizar tudo na cooperativa, Su Changhe voltou à montanha.

Era época de maio e junho, quando os pêssegos silvestres e os damascos estavam quase maduros. Havia um pomar perto da aldeia de Hougou que estava carregado de frutos. Su Changhe tinha os olhos postos justamente naquela região.

Nos anos 70, o transporte era complicado; o sul era rico em frutas, mas não havia como levá-las para o norte. Em lugares como o condado de Huaining, as frutas consumidas eram, em sua maioria, produzidas localmente. E as pessoas não cultivavam árvores frutíferas de propósito, pois naquela época ninguém tinha nem o suficiente para comer. No que fosse possível plantar, todos preferiam cultivar grãos. Portanto, em todo o condado, as frutas eram consideradas itens raros.

Mais de um mês atrás, Su Changhe já havia notado aquele pomar e, na época, teve a ideia de conversar com o chefe da aldeia de Hougou. Eles ficariam responsáveis por cuidar dos frutos, e quando estivessem maduros, se a qualidade fosse boa, ele pagaria para comprar.

Nas últimas semanas, os residentes da aldeia de Hougou negociaram produtos da montanha com Su Changhe, e cada família teve um pequeno lucro. O chefe da aldeia ficou bastante satisfeito, sem imaginar que até os frutos silvestres da montanha poderiam ser vendidos.

As pessoas da montanha não eram tolas. Eles já haviam tentado vender frutos antes. Quando os frutos silvestres amadureciam, alguns os colhiam às escondidas para vender, mas como ninguém cuidava das árvores, os frutos cresciam pequenos e, na maioria das vezes, muito ácidos, o que dificultava a venda. No fim, ou as pessoas da aldeia os comiam escolhendo os melhores, ou os pássaros destruíam os frutos.

Este ano, sabendo que poderiam vender, a atitude do chefe da aldeia em relação aos frutos mudou muito.

Ele garantiu repetidas vezes a Su Changhe: “Já avisei todo mundo na aldeia para não deixar as crianças entrarem e estragarem nada! Também organizamos pessoas para espantar os pássaros e, conforme você pediu, podaram os frutos que precisavam ser podados...”

Su Changhe acompanhou o chefe da aldeia na inspeção do pomar. Embora não tivesse atendido completamente suas expectativas, os frutos estavam bons. O chefe da aldeia comentou que, naquele ano, os frutos estavam maiores que o normal.

Su Changhe colheu um pêssego silvestre com a casca levemente vermelha, limpou-o com a manga da camisa e deu uma mordida. “Ah, não, ainda está muito ácido, precisa amadurecer mais.”

O chefe da aldeia não discordou. Desde que o camarada Su estivesse disposto a comprar, eles fariam o que fosse preciso.

Quinze dias depois, Su Changhe voltou com Ma Xiangdong à aldeia de Hougou. Desta vez, os pêssegos nos galhos eram vermelhos com toques de branco, indicando que estavam maduros; podiam colher um lote. O chefe da aldeia organizou as pessoas para colher os pêssegos maduros, selecionando um por um, e depois colocando-os com cuidado em caixas, intercalados com camadas de palha de arroz.

Su Changhe e Ma Xiangdong fizeram uma inspeção aleatória dos pêssegos embalados. As pessoas da aldeia de Hougou trabalhavam com seriedade, sem fraudar, talvez por Su Changhe pagar após a coleta. Ele já havia fechado um acordo com a cooperativa do condado para o envio das mercadorias. Os frutos eram levados de volta ao destacamento de progresso, onde eram reembalados em pequenas cestas de bambu forradas com grama fresca, e então enviados diretamente para a cidade do condado.

Assim que a mercadoria chegava, o pagamento era feito; depois, Su Changhe acertava as contas.

Enquanto um ficava na aldeia de Hougou, o outro levava os pêssegos de bicicleta até o destacamento de progresso. Graças à cooperativa, Ma Xiangdong aprendeu a andar de bicicleta.

Ele partiu com o último lote de pêssegos, enquanto Su Changhe anotava a última transação no caderno; o chefe da aldeia também mantinha seu registro. Ficaram de acertar o pagamento em até sete dias. Durante dois meses de negócios, desde o meio porco inicial até ovos, aves, produtos da montanha e caça, Su Changhe nunca dera calote, e o chefe da aldeia confiava nele.

“Certo, então esperamos você na próxima vez para fazer o acerto!”

Su Changhe não esqueceu de advertir: “Cuidem bem dos pêssegos e damascos no pomar. Se na próxima vez os frutos estiverem do tamanho destes, continuarei comprando.”

“Pode deixar, pode deixar,” respondeu o chefe da aldeia, sorrindo com as rugas no rosto. “Sabendo que dá para vender, até de noite tem gente de guarda.”

Página 2/3

Menos de uma semana depois, Su Changhe chegou exatamente conforme combinado. O primeiro lote de pêssegos e damascos maduros foi menor, mas a qualidade estava boa, e ele comprou normalmente. Após a coleta, ficou na porta da casa do chefe da aldeia, cujo neto mais velho, muito perspicaz, trouxe rapidamente dois bancos compridos para eles se sentarem.

Su Changhe e o chefe sentaram-se e começaram a conferir as contas.

Su Changhe explicou item por item: “Cada caixa de pêssego pesa dez quilos, o primeiro lote teve trinta caixas, ou seja, trezentos quilos. O lote de damascos foi menor, cada caixa com cinco quilos, dez caixas no total, cem quilos...”

O chefe da aldeia, com um pouco de dificuldade para enxergar, olhava atentamente, enquanto atrás dele a aldeia toda se amontoava. “Trezentos quilos... cem quilos... só isso no primeiro lote?”

“Colhemos tudo que dava, o que está no seu livro é esse número!”

“E bateu certinho? Deixa eu ver, deixa eu ver...”

As pessoas ali conversavam em voz alta, parecendo um bando de pardais tagarelas, o que irritava o chefe da aldeia: “Chega dessa confusão! Vamos pagar logo ou não?”

“Chefe, você conta, você conta...”

Finalmente, o chefe conseguiu ver claramente, conferiu uma vez e chamou o filho mais velho para verificar. Os dois confirmaram que os números estavam corretos e então disse: “É esse o número!”

Su Changhe esperou pacientemente até que ele terminasse a conferência e continuou calculando o valor: “Combinaram um preço de um décimo de yuan por quilo de pêssego, então trezentos quilos dá trinta yuans. O damasco foi seis centavos por quilo, cem quilos dá seis yuans, totalizando trinta e seis yuans.”

Ele tirou três cédulas grandes e seis cédulas pequenas, entregando-as ao chefe da aldeia: “Conte, por favor.”

Antes de ver o dinheiro, as pessoas da aldeia tinham ouvido falar que os frutos silvestres da montanha podiam ser vendidos, mas isso parecia distante, quase inacreditável. E se os frutos ainda estivessem ácidos? E se ninguém os aceitasse? Tudo parecia pouco real.

Ao verem o camarada Su entregando o dinheiro nas mãos do chefe, muitos olhos seguiram as notas, soltando um “uau” involuntário. O chefe queria repreender os jovens da aldeia por serem tão desanimados, mas ao contar as cédulas com dedos trêmulos, não resistiu e abriu um sorriso.

“Sim, o dinheiro está certo...” Disse o chefe, gesticulando para acalmar a multidão. “Quando todos os frutos forem vendidos, vamos distribuir o dinheiro conforme o trabalho!”

“Uau!”

O povo explodiu em alegria como água fervente. O chefe teve que pedir silêncio várias vezes para acalmar a multidão e disse: “Não fiquem só pensando nisso desta vez. Ainda tem frutos na montanha. Se não cuidarem bem, de que adianta ganhar dinheiro?”

“Chefe, pode deixar, vamos cuidar direito!”

“É isso aí! Mesmo que a gente não cuide muito bem de nós mesmos, não esqueceremos das árvores!”

A multidão dispersou-se diante da casa do chefe, e a noite já caía. Su Changhe planejava ir embora, mas o chefe insistiu para ele ficar para jantar. “Está escuro, o caminho da montanha é perigoso à noite. Fique aqui para comer, amanhã cedo você vai. Mulher, prepare dois pratos a mais!”

O chefe agora via Su Changhe como uma bênção. Pensava consigo mesmo que cada lote de frutos rendia trinta e seis yuans, e que ainda poderiam colher pelo menos mais três vezes, o que totalizaria mais de cem yuans. Afinal, eram frutos silvestres da montanha; esse dinheiro parecia ganho fácil. Ele queria fortalecer a relação com Su, pois talvez, depois de vender os frutos, ele ainda se interessasse por outros produtos da montanha, trazendo mais renda para a aldeia.

O chefe foi muito cortês com Su Changhe na mesa, quase fazendo com que os três filhos e quatro netos falassem bem dele. Felizmente, o vinho do chefe estava quase no fim, ou Su teria sido obrigado a beber até cair.

Página 3/3

Na manhã seguinte, o chefe pediu para sua esposa preparar uma tigela de ovo com calda doce para Su Changhe antes de partir. Embora fosse chefe, a aldeia de Hougou era pobre, e a família do velho Xiang não vivia bem. Um prato luxuoso como ovo com calda doce era algo que nem o neto mais novo da família já tinha experimentado.

Enquanto Su Changhe comia, uma criança de três anos se escondeu na porta, chupando o polegar e olhando para ele com olhos ansiosos, babando pela tigela nas mãos do homem. Mesmo com sua coragem, Su Changhe não conseguiu engolir direito. Chamou a criança para perto, mas ela andou dois passos e foi pega no colo pelo neto mais velho do chefe.

O jovem, com uns quatorze ou quinze anos, crescido na montanha, passava o dia espantando pássaros no pomar. Talvez por isso, mesmo antes do verão, sua pele já estava bronzeada pelo sol, com as bochechas levemente coradas. Ele mostrou timidez ao dar um tapinha no traseiro do primo e advertiu: “Isso é para o convidado comer!”

Antes de sair da sala, olhou para trás, viu Su Changhe olhando para ele, virou-se rapidamente e saiu apressado, desaparecendo de vista.

A pobreza da montanha era dura, mas também sincera. Su Changhe olhou para a tigela de ovo com calda doce e sorriu levemente.

Depois de terminar aquela tigela reconfortante, despediu-se e voltou para casa. Pela manhã, a floresta da montanha estava deserta, com apenas alguns cantos de pássaros, o que dava à mata uma paz singular.

Su Changhe tinha ido tantas vezes à montanha, sempre apressado, mas nunca antes caminhara tão leve e despreocupado.

Ele olhou para a névoa tênue que flutuava sobre a floresta, respirou fundo e sentiu, talvez por ilusão, que o ar da montanha era mais puro, como se sua mente e corpo estivessem sendo purificados.

Com um espírito quase poético, abriu a boca para cantar: “Ah—”

“... Que montanha maravilhosa!”

Mas desistiu da poesia; Su Changhe não era um jovem artista, afinal. Melhor continuar com o trabalho prático: as flores silvestres na beira do caminho estavam bonitas, colheu algumas, junto com duas folhas largas, amarrando tudo com ervas.

Perfeito! Um belo buquê de flores coloridas para levar à camarada Huilan, para mostrar que, mesmo nos anos 70, ele era um camarada com muito estilo.

Enquanto Su Changhe caminhava despreocupado, de repente um vento forte soprou por trás, uma dor latejou na nuca, sua visão escureceu, e ele caiu no chão com um baque. As flores que não estavam bem amarradas espalharam-se, metade caindo no chão, metade sobre ele.

Uma mão trêmula estendeu-se para o bolso de pano na cintura do homem caído.

Na cooperativa do destacamento de progresso, Ma Huilan preparava mingau e cortava picles, quando sentiu uma dor inesperada na mão. Conhecida entre os colegas como a mais habilidosa com a faca, Ma acabou se cortando.

Ela lavou o dedo com água, franzindo a testa inconscientemente, tirou o avental e foi até a casa do velho Ma.

“Irmã mais velha, Dongzi já saiu?”

Bai Hongmei, que também preparava o café da manhã, respondeu: “Saiu cedo, logo pela manhã, foi de bicicleta para buscar o cunhado.”