28 Viagem de trem (Dupla atualização)
As palavras da filha abriram um novo caminho para Su Changhe.
O conhecimento na mente da filha era limitado, mas o conhecimento do mundo era infinito.
Ao mesmo tempo, Su Changhe reafirmou uma ideia: a filha precisava continuar estudando. Com aquele cérebro precioso, não estudar seria um desperdício!
Su Yue, que estava deitada relaxada com os pés para cima, não tinha ideia das intenções sinistras do pai.
Anos mais tarde, ela entenderia tudo. Toda vez que seu pai viajava para o exterior e insistia em levá-la, não era por afeição paternal, mas para que ela fosse à maior biblioteca local e lesse todos os livros. Ele dizia que, sob o rígido bloqueio dos países ocidentais, ela estava trilhando um novo caminho, atuando como uma excelente "transportadora de conhecimento" para contribuir com o desenvolvimento da pátria.
Foi só então que ela percebeu que seu pai a via como um dispositivo de armazenamento humano.
No momento, porém, Su Yue só sabia que o resultado de sua falação fora:
"Ir para Xangai?!"
Na manhã seguinte, assim que acordou, antes mesmo de terminar de escovar os dentes, ela recebeu a notícia.
"Não, por quê?"
"Não foi você quem disse que podemos buscar conselhos com especialistas? Além do Condado de Huaining, o único lugar que seu pai conhece bem é Xangai."
Por coincidência, havia uma escola agrícola perto da casa da família Su. Como não era longe, o corpo original de Su Yue costumava brincar lá quando criança. Mais tarde, durante o período de agitação, os estudantes, em um frenesi, invadiram o local para destruir e queimar tudo. O corpo original, com medo de que soubessem que ele havia conversado com os professores de lá, passou a evitar a escola, dando voltas para não passar na frente.
Depois, ouviu-se que alguns professores foram enviados para fazendas para trabalhos forçados, enquanto outros foram criticados, humilhados e reduzidos a limpar banheiros.
Agora que a ordem havia sido restaurada, o exame de admissão à universidade voltara, a sociedade precisava se desenvolver e o país precisava de talentos; a escola agrícola provavelmente também havia retomado suas atividades.
Su Changhe planejava visitar a escola, pois os professores e mestres de lá tinham conhecimento real. Além disso, Xangai tinha fazendas de criação, onde seria possível aprender na prática.
Ele não deu tantos detalhes à filha, pois, de qualquer forma, teria que levá-la para ajudar e ela acabaria descobrindo tudo.
Enquanto arrumava as malas, ele perguntou: "Não está feliz? Se não quiser ir, eu vou apenas com sua mãe, assim economizamos uma passagem."
"Vou, vou, é claro que vou!"
Su Yue cuspiu a espuma do creme dental, descontente com o pai que a provocava logo cedo. "Uma decisão tão repentina, não posso nem ficar surpresa? E eu só tenho cinco anos, nem preciso de bilhete, não é?"
"Então pare de enrolar e vá arrumar suas coisas. Decida o que quer levar. Partiremos de manhã; se não estiver pronta, fique cuidando da casa! De qualquer forma, na casa do seu avô você terá o que comer, não é, camarada Huilan?"
"Por que você a está provocando logo cedo?"
A camarada Huilan lançou-lhe um olhar de lado e pegou a escova e o copo de Su Yue. "Leve a escova, a mamãe guarda para você. Vá lavar o rosto, a água quente está na bacia. Depois de lavar, tome o café da manhã, deixei pãezinhos e ovos para você. Vá rápido! Não dê atenção ao seu pai, quanto mais atenção você dá, mais ele se anima!"
Com o apoio da mãe, Su Yue resmungou: "Meu pai é muito infantil, não vou me rebaixar ao nível dele!"
"Por que não disse que eu era infantil quando me chamou de papai?"
Isso, é claro, não podia ser dito. Quando ela o chamava de papai, era porque precisava de dinheiro ou de alguma coisa. Não só não podia criticá-lo, como ainda tinha vontade de lhe dar um prêmio de "Melhor Pai do Mundo".
Após a brincadeira, Su Yue foi para a cozinha lavar o rosto e tomar café. Ma Huilan puxou a cortina que dividia o quarto para um lado e entrou no compartimento interno para arrumar as malas da filha, enquanto o velho Su arrumava as deles do lado de fora.
O quarto havia sido dividido anteriormente em duas partes por um grande guarda-roupa encostado na parede, com uma cortina estendida até o corredor do outro lado. À noite, ao fechar a cortina, Su Yue tinha seu próprio espaço privado.
Na década de setenta, a grande maioria das crianças não tinha seu próprio quarto, como os irmãos Ma Xuewen e Ma Xuewu. Eles já tinham dez anos e ainda dormiam na mesma cama que os pais. Provavelmente só teriam seu próprio quarto quando se casassem. Por isso, os dois invejavam muito o pequeno quarto completo da prima.
No entanto, para Su Changhe, aquilo ainda era improvisado demais.
O plano original era mudar-se para a cidade o mais rápido possível, por isso a cortina servia, mas agora a situação mudara.
Com a restauração total do vestibular este ano, as provas foram ajustadas para julho. Eles mal tinham meio ano desde que chegaram, e agora faltava pouco mais de um mês para o exame; era tarde demais para participar este ano.
Se tivessem que esperar Huilan passar na universidade para se mudar, teriam que viver na Brigada Qianjin por pelo menos mais um ano.
Um ano inteiro, a vida não podia ser levada de qualquer jeito.
Su Changhe lembrou-se de quando chegara, cheio de ambições, determinado a mudar-se para a sede do condado em um mês, para a capital da província em dois e para Pequim em três!
Realmente, os planos não acompanham as mudanças.
"Quando voltarmos desta vez, vamos reformar o quarto. Bem, não logo ao voltar, pois em julho e agosto teremos a colheita de outono. Depois da colheita, chamaremos algumas pessoas para construir uma parede no meio do quarto e abrir uma porta nos fundos..."
Assim, teriam dois quartos de verdade: um para eles e outro para a filha, perfeito.
"O banheiro também precisa de uma reforma!" Su Changhe sempre teve queixas sobre o banheiro de casa. "Se pudermos trazer um vaso sanitário de Xangai, seria ótimo."
"Existem vasos sanitários nessa época?"
"Por que não? Já existiam descargas na época da República. Não olhe apenas para as dificuldades atuais do país; no exterior, já existem televisores, geladeiras e máquinas de lavar. O nível de modernização deles não é baixo. Com certeza deve haver aqui também, embora apenas uma pequena parte da população tenha acesso."
Ao dizer isso, Su Changhe suspirou: "Quem dera pudéssemos ser parte dessa pequena parcela."
Ele provavelmente não teria essa chance; seria um trabalhador autônomo e, por muito tempo, sofreria discriminação. Mas sua esposa e filha eram diferentes: uma era uma mestre da medicina e a outra, uma criança prodígio. Elas eram seu apoio garantido.
Su Changhe riu ao pensar nisso. Não era vergonhoso depender da esposa e da filha.
Ma Huilan saiu de dentro do quarto e viu o marido rindo sozinho. Ela ficou sem palavras; ele era quem estava com pressa e, ao mesmo tempo, quem enrolava. "Está pronto?"
"Claro, só esperando a inspeção da camarada Huilan."
Na vida anterior, Ma Huilan e Su Yue eram uma médica ocupada e uma estudante do ensino médio sob pressão. Apenas Su Changhe, como dono do próprio negócio, tinha mais tempo livre, então arrumar as malas sempre era sua tarefa.
Nesta outra vida, ele continuava fazendo isso com facilidade.
Duas mudas de roupa, um casaco leve, artigos de higiene, o creme de rosto de Ma Huilan, cadernos, canetas, cartas de apresentação e, o mais importante de tudo: dinheiro e cupons.
"Dividi o dinheiro e os cupons. Coloquei uma parte na mala, uma com cada um de nós e um pouco com a filha."
Em lugares como estações de ônibus e trens, não importa o mundo, sempre há batedores de carteira. Su Changhe lembrava-se do que seu pai dizia: que, ao viajar para negociar, com medo de ser roubado, costurava o dinheiro na cueca. Certa vez, ao descer do trem e verificar o bolso, percebeu que a calça tinha um rasgo e o dinheiro fora levado.
Isso mostrava a "técnica" refinada dos ladrões.
Su Changhe não queria que as economias que ele conquistou com tanto esforço fossem levadas de uma só vez. Esconder em partes era como um coelho com várias tocas; se uma parte fosse roubada, ainda haveria uma alternativa.
Ma Huilan checou a bagagem, estava tudo pronto.
Como a viagem era longa e, ao contrário do futuro, não se podia comprar tudo pelo caminho, Ma Huilan pensou um pouco e tirou da gaveta os doces que sobraram da filha, colocando-os em uma caneca de esmalte e pegando uma garrafa de água térmica pouco usada, cheia de água quente.
Caso sentissem fome ou sede, teriam algo para forrar o estômago.
Aquela garrafa de água verde-militar fora um presente do segundo irmão de Ma. Ele não a usara e, anos atrás, enviou uma para o pai e, ao saber do casamento da irmã, enviou outra para o cunhado.
O jovem Su, na época, pediu para ir visitar a família em Xangai e a jovem Ma arrumou a mala, colocando a garrafa para que ele não passasse sede. Isso mostrava que o jovem Su não era uma pessoa muito correta.
Felizmente, o velho Su veio, causou uma confusão na família Su e não esqueceu de trazer a garrafa de volta. Caso contrário, teriam que levar água em um pote de conserva.
Com as malas prontas, Su Yue finalmente terminou o café da manhã. A família fechou as janelas e portas, trancou a casa e levou as chaves para a casa da família Ma.
Não deixaram muito dinheiro em casa, mas havia algumas galinhas no quintal que precisavam ser alimentadas todos os dias, e os vegetais na horta precisavam de água se não chovesse.
O velho casal Ma bateu no peito: "Podem ir, nós cuidamos da casa!"
Os dois estavam visivelmente relutantes em se despedir.
Su Changhe disse ao velho Ma: "Prevemos ficar em Xangai por dois dias, mais dois dias de ida e volta, cerca de cinco ou seis dias e estaremos de volta. Não se preocupe com a fazenda de criação. O artesão deve primeiro afiar suas ferramentas; só agiremos quando eu entender tudo claramente para evitar erros."
"Não me preocupo com a fazenda, mas na estrada..." O velho Ma tinha mil recomendações no coração, que se resumiram em uma: "Tenham muito cuidado!"
Su Changhe assentiu seriamente e organizou com Ma Xiangdong sobre a entrega para a fábrica têxtil: "Você já fez esse trajeto algumas vezes, o preço é o mesmo. Mas desta vez conta como negócio da fazenda, faça o registro em nome dela, mantenha as contas claras e reporte ao tio Youtian, tudo deve ser registrado na contabilidade da fazenda..."
O tio Youtian era o contador da Brigada Qianjin e, temporariamente, da fazenda.
"Outra coisa, leve Weiyang com você desta vez. Se ele não quiser, diga que tenho algo para tratar e que você não consegue dar conta sozinho... não importa como, leve-o junto."
"Ah?" Ma Xiangdong não entendeu; se precisava de ajuda, havia pessoas na própria brigada.
"Tolo!" Su Changhe deu um leve toque na cabeça dele. "Esses jovens da brigada já fizeram isso antes? Não olhe apenas para a idade de Weiyang, ele tem experiência. Com vocês dois juntos, fico tranquilo."
"Mais importante ainda," explicou Su Changhe, "viver naquela montanha de lobos não é solução. Da última vez que o javali escapou, foi sorte estarmos todos lá. Se ele estivesse sozinho à noite e encontrasse javalis ou lobos, o que faria? Peço que o leve para convencê-lo a dormir com você e não voltar para a montanha."
Su Changhe deu um tapinha no ombro dele. "O salvador do seu cunhado está entregue aos seus cuidados!"
Ma Xiangdong garantiu: "Certo, farei isso."
Na verdade, não era apenas pelo perigo da montanha. Ainda não havia notícias sobre Wang Da e Wang Er, e Su Changhe temia que, enquanto ele estivesse fora, algo acontecesse e Weiyang acabasse sendo capturado, como no livro.
Ele vivia na montanha, sem terra para plantar, sem pontos de trabalho, e precisava se virar para comer. Era quase impossível que ele não recorresse a práticas "especulativas". Em vez disso, era melhor que ficasse com seu cunhado, pelo menos registrado na fazenda.
Ao lado, a velha senhora Ma insistia em dar comida para a filha: "Se vocês não comerem, a pequena Ya também precisa..."
"Mãe, já não disse que vendem marmitas no trem?"
Ma Huilan não queria recusar os bolinhos que a mãe preparou às pressas, mas o tempo estava muito quente. Eles pegariam o ônibus da comuna para a cidade, o veículo seria abafado e lotado; se os bolinhos estragassem, além de não poderem comer, seria um desperdício de comida.
A velha senhora deu um tapinha na mão de Ma Huilan e colocou os bolinhos na mala de qualquer jeito, pensando: "Essa filha boba, se vendem no trem, não custa dinheiro e cupons?"
"Já que estão prontos, se vocês não comerem, Changhe come..." A velha senhora disse isso e olhou para o genro, que estava distraído conversando com o filho mais novo. Ela baixou a voz e recomendou: "Quando chegar em Xangai, não esqueça de levar algo para a família Su. Pelo bem de Changhe, trate bem os pais dele. Se eles não estiverem satisfeitos e disserem algo, apenas aceite..."
Quanto ao fato de a filha e a neta irem a Xangai, a velha senhora estava satisfeita, mas preocupada.
Satisfeita porque a nora, por mais que não seja mais a sociedade antiga com tantas regras, estava casada há tantos anos e ainda não conhecera os sogros; isso não soava bem. Além disso, embora o genro estivesse se comportando muito bem ultimamente, a longa visita anterior ainda deixava um trauma. Ela ficou contente por ele ter tomado a iniciativa de levar Huilan e a pequena Ya desta vez.
Quanto à preocupação, nem era preciso dizer.
A família de Changhe era da cidade, os irmãos eram operários, enquanto a família dela era rural. Eles poderiam desprezá-los? Se não desprezassem, não teriam ficado tantos anos sem contato, enviando apenas dez yuans e dois quilos de cupons de comida quando eles se casaram. Desde que a pequena Ya nasceu, os avós nunca enviaram sequer um doce.
Desta vez, Huilan e a pequena Ya indo até lá, quem sabe quantos desfeitas sofreriam?
Ma Huilan, sabendo o que a mãe pensava, baixou a voz: "Não se preocupe, Changhe deixaria a filha sofrer? Pense, ele mesmo adoraria deixar a pequena Ya andar em seus ombros."
A velha senhora parou para pensar e percebeu que era verdade.
Ela nunca vira alguém mimar tanto uma filha. Uma criança de cinco anos com um quarto só para ela! Toda vez que ia à comuna, ele trazia doces e frutas; a gaveta da pequena Ya nunca ficava vazia. E não parava por aí: dizia que ela estava desnutrida e trazia leite em pó da cidade, até perguntando se deveria trazer para os primos também.
A velha senhora disse na época: "Es