3 Pescaria
Com os pais por perto, mesmo em outro mundo ainda é lar; os efeitos colaterais da viagem no tempo de Su Yue finalmente desapareceram, e ela dormiu um sono profundo e tranquilo.
Quando acordou, o sol já estava alto. Os pais não estavam, provavelmente foram trabalhar. Su Yue espreguiçou-se, pegou o casaco e as calças acolchoadas que estavam sobre a coberta, vestiu-se e saiu da cama deslizando. Assim que saiu do quarto, viu duas pessoas sentadas no batente da porta.
Os irmãos Ma Xuewen e Ma Xuewu estavam de costas para dentro da casa, sentados à entrada, parecendo dois guardiões da porta.
Su Yue coçou os cabelos bagunçados do sono e perguntou: “Irmão mais velho, irmão do meio, o que vocês estão fazendo aqui?”
“Irmãzinha, você acordou!” Eles viraram a cabeça ao mesmo tempo, segurando cada um um pedaço de um doce torcido meio molhado de saliva.
Ma Xuewen disse: “O tio nos deu um doce para cada um e pediu que cuidássemos de você.”
Ma Xuewu acrescentou: “O tio também falou que tem mingau no pote e que você não deve esquecer de tomar café da manhã.”
A família Su tinha um quintal da frente e outro atrás, com uma casa no meio. A porta principal ficava no centro, um pouco para a direita. A casa era dividida em dois cômodos à esquerda e à direita, uma sala de estar e um quarto. Ao lado direito da sala havia uma pequena cozinha, suficiente para as necessidades.
A família Ma certamente havia planejado bem; a casa era simples, com poucos cômodos, não dava para acusar o camarada Su de viver às custas dos outros, pois dentro tinha tudo o que uma família de três precisava para morar confortavelmente.
Enquanto se lavava, Su Yue pensava em várias coisas desconexas.
No fogão, ainda havia pedaços de madeira queimando, o calor residual aquecia o mingau no pote. O mingau, cozido por horas, estava macio e pegajoso. As batatas-doces estavam cortadas em pedaços maiores e ainda não haviam se desfeito completamente, o que dava uma textura interessante. Devia ter um pouco de açúcar, pois era levemente doce.
Ao provar, Su Yue reconheceu a cozinha do pai — ele sempre gostou de fazer mingaus variados: mingau de batata-doce, de raiz de lótus, mingau de oito tesouros, mingau de feijão vermelho com cevada. Nos dias frios, uma tigela quente de mingau pela manhã acompanhada de rolinhos fritos, pães cozidos e pedaços de nabo em conserva aquecia da boca ao estômago.
Ah, como ela costumava ser exigente e agora percebia que merecia esse castigo.
Su Yue comeu mais da metade da tigela, ainda havia um pouco no pote, e Ma Xuewen e Ma Xuewu também não se fizeram de rogados, pegando uma colherada aqui e outra ali. Depois de terminar, olharam para ela com admiração e disseram: “Irmãzinha, o mingau da sua casa é realmente delicioso!”
Claro que era; o pai dela usava só arroz branco, colocava açúcar e cozinhava até o arroz ficar perfeito — como poderia não ser gostoso?
Quando terminou de comer, Su Yue pegou água para lavar a louça. Ma Xuewen, esperto, disse: “Irmãzinha, se você me der outro doce, eu lavo para você.”
Os doces foram roubados pelo Su Changhe da casa Su. Ele não mentiu completamente para o velho Ma; antes de partir, teve uma briga com a família Su, mas, fiel ao princípio de não sair no prejuízo, levou tudo o que encontrou — bolos, doces, cigarros, bebidas — para não ficar sempre dependendo da família da sogra.
Su Changhe contou a Su Yue onde estavam as coisas, e ela sabia onde encontrá-las.
Ma Xuewu achou que ela iria aceitar e ficou ansioso, dizendo: “Eu também quero lavar! Se você me der metade do doce, está bom!”
Ma Xuewen: “Metade para mim também serve!”
Ma Xuewu: “Então eu fico com um quarto!”
Como irmãos ainda competem entre si assim?
Su Yue respondeu: “... Então vocês lavam juntos. Depois a gente sai para dar uma volta, e eu dou um doce para cada um.”
“Combinado!” responderam os dois em uníssono, com medo de perder a oportunidade, embora não soubessem o que havia de interessante na vila para passear.
Na vila Qianjin, havia um rio que se conectava a um grande lago rio acima, longo e estreito, quase atravessando a vila toda. Por causa desse rio, a vila Qianjin era invejada por outras vilas durante o verão, pois era onde todos buscavam água.
Depois de se arrumar, os três caminharam até a beira do rio.
Ma Xuewen e Ma Xuewu se agacharam um de cada lado da prima, dizendo um: “Os peixes do rio são espertos, não dá para pegá-los!”
O outro completou: “É, e são pequenos, só crescem um pouco.” Enquanto falava, mostrou com o polegar e o indicador o tamanho, “Nem chegam ao tamanho dos hashis, pegar é um trabalhão, ninguém na vila quer perder tempo com isso.”
Su Yue coçou o queixo e perguntou: “Então quer dizer que faz tempo que ninguém pesca aqui?”
Os dois acenaram com hesitação: “Parece que sim, no verão, quando pegam água para regar, alguns aproveitam para tentar pescar um pouco.”
Mas isso já fez quase meio ano, e em seis meses um peixe do tamanho dos hashis já teria crescido, além disso, o caldo de peixe era fresco e saboroso, muito gostoso.
Desde que veio para cá, a única vez que Su Yue comeu algo além de ovo foi um pequeno prato preparado pela avó Ma.
“Irmão mais velho, irmão do meio, querem... comer carne?”
Claro que queriam, desde o Ano Novo eles não comiam carne.
Ma Xuewen e Ma Xuewu engoliram em seco e repetiram: “Irmãzinha, peixe é difícil de pegar…”
“Só estou perguntando se querem ou não. Não custa tentar; se der certo, teremos carne. Se não, paciência.”
“Então... queremos!”
Su Yue conseguiu convencer os dois homens e os instruiu: “Vão em casa pegar os cestos de bambu, eu tenho um, vocês peguem mais dois. Não precisa ser grande. Também tragam algumas tiras de bambu para trançar. Vamos fazer uma armadilha para pescar.”
Ela já tinha visto em vídeos na internet como fazer armadilhas de pesca artesanais, que funcionavam como gaiolas: um cesto de bambu com uma abertura em forma de guarda-chuva, onde se colocava a isca. O peixe entrava pela boca grande e ficava preso, pois a saída era pequena demais.
Não era difícil fazer, faltava só a parte de bambu trançado para a boca. Sob a orientação de Su Yue, Ma Xuewen e Ma Xuewu conseguiram fazer três bocas de bambu, que, embora não bonitas, eram funcionais.
Su Yue mandou que colocassem as bocas trançadas nos cestos, fixando-as bem, e voltou para casa preparar a isca.
Misturou farinha de milho, açúcar e batata-doce cozida, amassando até formar uma massa, que depois moldou em pequenos pedaços perfumados.
Como não ia ficar cheiroso? Colocou tantos ingredientes bons.
Ma Xuewen e Ma Xuewu olharam para a armadilha já colocada na água e pensaram: se fossem peixes, certamente iriam entrar.
De manhã colocaram as armadilhas, mas só poderiam recolhê-las à tarde. Su Yue tirou uma soneca e, ao acordar, sem nada para fazer, cruzou as pernas e ficou tomando sol no quintal. Enquanto tomava sol, de repente sentiu que não tinha espírito de esforço conjunto; seus pais trabalhavam duro no campo, e ela não podia simplesmente ficar ali sem fazer nada.
Su Yue deu uma volta pelo quintal da frente e de trás, pela casa, dentro e fora, mas não encontrou tarefa para fazer. Então pensou: por que não levar água para os pais?
Decidida, uma hora depois ela já estava a caminho dos pais, carregando quatro tubos de bambu com água.
“Mãe! Mãe!”
Ma Huilan, que estava concentrada no trabalho, ouviu uma voz familiar e virou-se. Viu uma pequena figura pulando e acenando para ela. “Mãe! Mãe! Vim levar água para você!”
O chamado de Su Yue não passou despercebido; as mulheres que trabalhavam juntas também ouviram. Elas se levantaram para ver Ma Huilan se aproximando da borda do campo, e a menina fofoqueira correu com ela, oferecendo água, limpando o suor e perguntando: “Mãe, você está cansada?”
Esse jeito pegajoso, de tão insistente, quase incomodava quem via.