Capítulo Sessenta e Seis: O Grande Desastre de Kiro (Primeira Parte, Inscreva-se!)
De modo geral, o salário dos professores de Hogwarts é razoável. Alimentação e moradia incluídas, duas longas férias anuais, e o pagamento, embora mediano, permite guardar o que se ganha, sem gastos extravagantes. Esse emprego é ideal para bruxos recém-formados, sem economias, um lugar perfeito para passar o tempo sem grandes preocupações.
Claro, os professores também têm suas fontes de renda paralelas pouco conhecidas, como a compra de materiais didáticos, sementes de ervas e aquisição de plantas medicinais. Snape e Sprout são mestres nisso — eles enriqueceram explorando essas oportunidades, seguindo um caminho único em que “alguns bruxos prosperam primeiro”.
Já Trelawney não tem essa sorte. Seus equipamentos de ensino são sempre os mesmos: a bola de cristal e o chá. Embora a bola de cristal se quebre frequentemente e o chá seja consumido diariamente, isso não significa que a professora tenha chance de sair da pobreza.
Ela, uma velha reclusa experiente, passa os dias escondida na torre norte, “assistindo séries” com a bola de cristal, e seus passos mais longos são para descer à cozinha à noite e furtar comida. Até ir ao campo para assistir às partidas de quadribol é para ela uma viagem curta que precisa ser planejada com bastante antecedência.
Quando falta algum material, Trelawney nunca vai comprar pessoalmente, preferindo pedir à “tia” McGonagall para fazer as compras. Por isso, não há espaço para ela falsificar contas nem tampouco energia para isso.
Ainda assim, Trelawney é uma bruxa que aprecia os prazeres da vida, especialmente o xerez, que bebe diariamente como se fosse água mineral. Essa bebida é absurdamente cara e não é adquirida pela cozinha da escola, então todo mês ela precisa pagar do próprio bolso.
Ela vive no limite financeiro há onze anos; se não fosse pelo benefício de alimentação e moradia da escola, já teria morrido de fome na rua. Por isso, não conseguiu acumular quase nada nesse tempo.
Por outro lado, a professora McGonagall reuniu todas as garrafas vazias de xerez que Trelawney consumiu em onze anos e as vendeu como sucata, arrecadando uma boa quantia para a escola, a qual foi usada para comprar um lote de bolas de cristal. Isso deixou McGonagall, a especialista em finanças (e economia), bastante satisfeita.
Aproveitando-se do “acidente de trabalho”, Trelawney apressou-se a pedir um aumento salarial. Dumbledore, com um simples gesto, triplicou seu salário, afinal o dinheiro vinha dos fundos da diretoria.
Snape, ao lado, lançou a Dumbledore um olhar malicioso, murmurando para si mesmo: “Esse velho trapaceiro não será, por acaso, uma filha ilegítima do diretor?”
Era de conhecimento geral que Dumbledore era um solteirão convicto, então não seria muito surpreendente se tivesse uma filha fora do casamento.
Enquanto os professores discutiam o salário, tentando insinuar que a inflação recente justificava um reajuste, Quirrell permanecia atento, mas não se importava muito com o salário.
Ele entrecerrava os olhos e, ao olhar de relance pelo salão, percebeu algo estranho: o número de pessoas observando-o parecia ter aumentado. Aqueles olhares pareciam estar fixados em sua galeira!
Ele tomou um gole de leite e espetou um grande pedaço de queijo com o garfo.
Dumbledore, preocupado, perguntou: “Professor Quirrell, já experimentou linguiça? É deliciosa, se não se importar…”
“Não… eu me importo… obrigado, diretor.” Quirrell recusou com cautela, temendo que Dumbledore tivesse colocado algum ingrediente especial ali — um Veritaserum.
De repente, sentiu um pressentimento ruim, cada vez mais intenso.
“Então, tudo bem.” Dumbledore deu de ombros, lançou um olhar para o queijo e engoliu a linguiça num só gole, com um brilho de sorriso nos olhos.
Quirrell engoliu o queijo.
De repente, um som estranho ecoou pelo salão: “Glub glub”.
Quirrell parecia um peixinho dourado, cuspindo bolhas multicoloridas pela boca.
As bolhas flutuavam no ar, inicialmente com poucos centímetros de diâmetro, e de repente cresceram para dezenas de centímetros.
Através do halo colorido das bolhas, era possível ver objetos diversos girando dentro delas.
Snape, que já havia sido atacado em aula, imediatamente se levantou alerta e se afastou. Ergueu sua varinha e uma luz vermelha perfurou uma das bolhas.
Pum!
A bolha acima da cabeça de Quirrell estourou, despejando uma grande quantidade de água fria que caiu como uma chuva do nada.
Quirrell ficou encharcado.
Logo, o estouro da primeira bolha desencadeou uma reação em cadeia, e só se ouviam estalos no grande salão.
Dentro das bolhas não havia apenas água fria, mas também diversas criaturas do Lago Negro.
Um polvo de oito tentáculos caiu, seus longos membros agarraram o topo da cabeça de Quirrell, parecendo querer conversar sobre o Deus-Pai e Salvador — Cthulhu.
Quirrell tentou puxar o polvo, mas um caranguejo agarrou sua mão, e várias sanguessugas gigantes começaram a se enfiar em seu cachecol, como se buscassem sangue fresco e saboroso.
McGonagall assistia atônita e exclamou com raiva: “Diretor, essa brincadeira é demais!”
Dumbledore deu de ombros: “Não sei quem fez isso! Mas acabei de avisar o professor Quirrell para comer a linguiça assada, e ele insistiu no queijo…”
McGonagall ficou sem palavras — isso era um aviso?
Ela lançou um olhar severo para William e os gêmeos, que anotavam rapidamente dados úteis.
Sim, esse era de fato um produto inventado por William, um tipo de guloseima chamada “Bolhas Multicoloridas”.
Se você engolisse por acidente, começaria a cuspir bolhas; ao estourá-las, poderia ter fumaça saindo da cabeça, ser molhado por água ou até ser atingido por feijões, dependendo da sorte.
Claramente, as bolhas de Quirrell eram uma versão reforçada.
Sem dúvida, era um produto ainda em fase experimental, e Quirrell era o primeiro cobaia.
O professor Quirrell correu loucamente para seu escritório, sem ir à primeira aula.
Mas, para ele, aquilo era apenas o começo de uma loucura; William e os outros já elevaram a recompensa para cem galeões.
Quem conseguisse mostrar o que havia sob o cachecol de Quirrell levaria toda a quantia.
Era uma fortuna — muitos bruxos adultos não ganhavam isso em um mês.
Impulsionados pela grande recompensa, um grupo enorme de estudantes competia intensamente, mostrando seus talentos reprimidos e realizando travessuras sem parar.
Lee Jordan pintou a cabeça de Quirrell com tinta dourada e soltou um Niffler emprestado de Fred.
O Niffler, atraído por catnip, pulou nas costas de Quirrell e quase roubou seu cachecol “dourado”.
Porém, Quirrell usou magia a tempo; o Niffler mordeu sua cabeça várias vezes, batendo freneticamente na nuca.
Bombas de estrume e bombas fedorentas foram lançadas repetidamente na sala de Defesa Contra as Artes das Trevas — só o básico.
Logo, o feitiço do balão na cabeça virou moda entre os estudantes, garantindo ar fresco para eles, embora os deixasse com aparência estranha, como se estivessem usando um aquário invertido na cabeça.
Cedrico usou as vagens de bolhas fornecidas por William para fabricar uma remessa de varinhas falsas durante a noite.
Essas varinhas, quando seguradas, funcionavam como atiradores de ervilhas, cuspindo feijões incessantemente.
As varinhas de ervilha venderam-se rapidamente, esgotando o estoque.
Nos corredores, era comum ver dezenas de estudantes armados com essas varinhas, aproveitando o terreno para atacar Quirrell.
Isso era um verdadeiro Battle Royale em versão real!
Ganhar era o mais importante; não era fácil ser o “Lord das Trevas”.
O Pomo de Ouro também entrou na batalha, rindo estridentemente enquanto voava pela escola, derrubando mesas, estátuas e vasos em direção a Quirrell.
Mas, apesar do rosto inchado, o professor mantinha-se firme e não tirava o cachecol.
Agora, sempre que saía, usava uma armadura grossa, parecendo um cavaleiro!
Com esse ataque frenético, logo chegou o Natal.
...
...
(Agradecimentos aos estimados “Camarada, por favor, fique” e “104003” pelas generosas doações (//?//))