Capítulo 90 — Dorme! Por que este cachorro não dorme?
Caminhando pela trilha acidentada da Floresta Proibida, William carregava Fawkes, a fênix, em seus braços. Suas mãos pressionavam o corpo da ave, aplicando técnicas singulares de carinho na tentativa de deixá-la depenada, tudo para aproveitar a oportunidade e coletar algumas penas da cauda. Fawkes, sem perceber as segundas intenções malévolas de William, fechava os olhos e desfrutava da massagem de alto nível, com uma expressão de puro êxtase. Se pudesse falar, provavelmente gritaria: "O técnico número sete é excelente, quero mais tempo!"
Dumbledore, sem notar que William estava prestes a sequestrar sua fênix, sorria:
— William, você realizou um ato muito nobre esta noite.
Ao ouvir o diretor, William balançou a cabeça:
— Eu ajudei os centauros apenas porque não queria vê-los sendo massacrados.
Dumbledore elogiou:
— Enfrentar um bruxo das trevas perigoso e ainda assim se colocar à frente já é, por si só, um ato nobre.
— Na verdade, também tive segundas intenções — admitiu William com um sorriso. — Newt me disse que só ao ajudar essas criaturas de alta inteligência é que temos a chance de interagir com elas de igual para igual e até mesmo obter o que desejamos.
O incidente com os sereianos fora uma lição severa para William. Antes disso, ele não tratava essas criaturas mágicas como "seres", mas elas eram, de fato, dotadas de grande inteligência. Se ele tivesse conseguido se comunicar com os sereianos anteriormente, em vez de usar métodos de captura para arrancar seus cabelos com Cedrico e os outros, eles não teriam sido atacados no Natal. William era um pensador nato; se cometesse um erro uma vez, não o cometeria novamente. Os centauros eram uma excelente oportunidade de mudança. Se ele quisesse obter ervas preciosas na Floresta Proibida, precisava cultivar um bom relacionamento com eles. Embora Bane odiasse humanos, Ronan e Firenze não, e, na verdade, uma parte considerável dos centauros também não. Como dizia o ditado: ter o maior número possível de amigos e o menor de inimigos. Esse princípio nunca saía de moda. Quem sabe, um dia, Firenze ou Ronan não subiriam ao poder e se tornariam líderes dos centauros?
— É verdade, muitos bruxos não percebem isso — lamentou Dumbledore. — Você fez bem. Precisamos, de fato, nos aproximar dessas criaturas mágicas. Temos poucos aliados!
Dumbledore olhou para as faíscas brilhantes e disse com tristeza:
— Na última guerra bruxa, os Comensais da Morte eram numerosos e tinham gigantes, lobisomens e vampiros como aliados... Éramos inexperientes e, em desvantagem numérica, muitos bruxos foram mortos. Se, naquela época, tivéssemos unido todas as forças possíveis, teríamos evitado muitas mortes desnecessárias.
A voz de Dumbledore ecoava pela Floresta Proibida.
— William, se você quer se aproximar dos centauros, não será uma tarefa simples. Eles são muito teimosos. Eu sempre quis convidá-los para lecionar Adivinhação em Hogwarts, mas eles não querem deixar a Floresta Proibida.
William ergueu uma sobrancelha. Será que o diretor também achava que a professora Trelawney era uma fraude? Se fosse assim, por que Dumbledore manteria uma farsante por doze anos? Dumbledore nunca fazia nada sem um propósito. Será que Trelawney era, na verdade, uma mestre disfarçada em Hogwarts? De repente, William sentiu-se intrigado pela mulher que todos chamavam de impostora.
— A propósito, professor, tenho mais uma pergunta — William hesitou por um momento. — O bruxo que apareceu hoje à noite é o mesmo que atacou Gringotes?
— É ele — respondeu Dumbledore sem hesitar.
— Por que ele queria matar o unicórnio?
— O sangue de um unicórnio pode prolongar a vida e restaurar forças, mesmo que você esteja à beira da morte. Aquele homem perdeu a maior parte de seus poderes há muito tempo e, após o combate com você em Gringotes, perdeu o que restava de suas forças acumuladas. Ele precisa do sangue do unicórnio.
— Mas eu me lembro que o sangue do unicórnio...
— Exato — suspirou Dumbledore. — O unicórnio é uma criatura pura, frágil e indefesa. A partir do momento em que seu sangue toca seus lábios, você passa a ter uma vida meio morta, uma vida amaldiçoada. Mas para Voldemort, o que é uma maldição a mais? Ele já lançou maldições muito piores sobre si mesmo.
William franziu a testa. Ele já suspeitava que aquele homem fosse Voldemort, mas não esperava que o diretor fosse tão direto ao confirmar.
— Então, foi Voldemort quem controlou Quirrell para roubar a Pedra Filosofal?
— Foi ele — Dumbledore assentiu. — Ele tem vagado por aqui desde as férias de verão.
— Já que está confirmado que é Voldemort quem está por trás disso, por que deixar Quirrell livre na escola?
William sempre achou que Dumbledore estava armando uma armadilha para descobrir quem estava manipulando Quirrell. Mas, pelo visto, não era isso. O diretor confirmou a identidade do inimigo e ainda preparou obstáculos; isso não era uma armadilha, era... brincar com fogo.
Dumbledore suspirou profundamente desta vez.
— William, você deve saber que, anos atrás, Voldemort atacou Harry quando ele ainda era um bebê. Ele deveria ter morrido ali, mas apenas perdeu a maior parte de seu poder. Voldemort costumava dizer aos seus Comensais da Morte que ele havia avançado mais longe do que qualquer um no caminho para a imortalidade. Tenho algumas suposições sobre os métodos de Voldemort, mas ainda não tenho provas cruciais. Preciso observar melhor o estado dele. O mais importante, William, é que preciso que alguém esteja totalmente preparado para enfrentá-lo em uma luta mortal. Isso é um teste e um treinamento!
William franziu a testa, querendo perguntar mais, mas Dumbledore levantou a mão.
— Não posso lhe contar agora. Um dia, você saberá. Quando você for um pouco mais velho... sei que não gosta de ouvir isso... mas quando chegar a hora de saber, você naturalmente saberá.
William assentiu.
— Ah, acho que ouvi a voz de Hagrid. Vamos procurá-lo — Dumbledore sorriu. — Acho que ele não se importará de preparar um chá de pinhão para aquecer nosso estômago.
...
Enquanto William e Dumbledore encerravam a conversa, um bruxo de vestes negras já havia retornado secretamente a Hogwarts por uma passagem secreta. Quirrell não voltou para a sala de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas seguiu em direção à área proibida no terceiro andar. Dumbledore ainda estava na floresta, e Snape, que sempre o incomodava, já estava desacordado, pendurado em um galho. Agora, ninguém poderia impedi-lo de roubar a Pedra Filosofal.
Voldemort não pretendia agir agora, mas os acontecimentos daquela noite superaram suas expectativas e ele percebeu que aquele era um momento oportuno. Após aquela noite, talvez não houvesse outra chance tão boa. Mesmo que falhasse, ele já tinha um plano de contingência.
Sob as ordens de Voldemort, Quirrell abriu a porta. O cão de três cabeças, Fofo, olhou para ele com os olhos vesgos e rosnando. Quirrell tremia por inteiro; não era a primeira vez que via Fofo, mas ainda assim tremia a cada encontro.
— Seu idiota, toque a música logo!
No Natal, Quirrell, disfarçado como um bruxo estranho, encontrara Hagrid com um ovo de dragão e enganara-o para revelar o ponto fraco de Fofo. Hagrid, bêbado na época, dissera que apenas sua música poderia fazer Fofo dormir, e que qualquer outra pessoa também poderia fazê-lo! Quirrell acreditou e fez Hagrid cantar, usando uma bola de cristal para gravar. Quirrell tirou a bola de cristal do bolso e a colocou no chão, tremendo. A voz rouca e desafinada de Hagrid começou a ecoar.
— "Inesquecível noite, inesquecível noite, não importa quão longe estejamos, Hogwarts, nosso lar..."
— Durma logo! — Quirrell olhava para Fofo com expectativa. — Três, dois, um... caia!
Mas, logo, seu sorriso congelou. Durma, por que esse cachorro idiota não dorme?!