Capítulo vinte e três: O sonho da jovem
— Olá, meu nome é Jena.
Após se acomodar no dirigível, a garota de cabelos curtos apresentou-se. O corte de seu cabelo lembrava uma maçã: levemente mais largo no centro e fechado na parte inferior. Embora tenha tomado a iniciativa, era evidente que ela estava um pouco reticente; não era algo natural para ela, parecendo mais um esforço para superar a própria timidez.
— Olá, eu me chamo Loran... — ela quase deixou escapar as sílabas seguintes, mas conteve-se a tempo e corrigiu o rumo: — Na verdade, também sou uma aluna ingressante em Emenas, vinda do leste de Clancia.
— Que bom! Vamos para a mesma academia. Eu venho de Witz, no Principado de Rocha Negra.
"Principado de Rocha Negra", pensou Loran-Hil. Esse país ficava próximo ao norte da Cordilheira dos Suspiros. Como seu território era composto majoritariamente por montanhas e lagos, a produção agrícola era escassa, o que levava muitos de seus cidadãos a buscar a vida como mercenários.
Esses montanheses de Rocha Negra eram conhecidos por seu temperamento aguerrido, sua coragem em combate e, acima de tudo, por sua lealdade à palavra dada. Por isso, rapidamente conquistaram o apreço da nobreza de Westwind. Mais tarde, era possível encontrá-los em diversos reinos da União das Sete Neves; até mesmo antes da queda da capital de Westwind, muitos mercenários de Rocha Negra estavam presentes dentro de seus muros.
Embora perigosa, a vida de mercenário oferecia mais liberdade e rendimentos elevados, permitindo que a maior parte do povo de Rocha Negra vivesse de forma digna, sem grandes luxos, mas sem privações. Além disso, por estarem sempre viajando e vivenciando novas realidades, muitos acabavam por conciliar a atividade com pequenos negócios.
— Como estão as coisas em Clancia? Ouvi de alguns tios que, após a queda de Westwind, houve mudanças significativas por lá, o que acabou deixando muitos deles desempregados — indagou Jena, curiosa, à garota de olhos negros e cabelos longos ao seu lado.
— Creio que ainda estamos na fase de reconstrução pós-guerra, focando principalmente na segurança pública e na abertura de estradas. Imagino que, após a primavera, o foco passará a ser a agricultura.
A garota respondeu de forma ponderada. Aquilo não era segredo; avisos oficiais estavam fixados em várias cidades, informando à população sobre as diretrizes e políticas recentes.
— Loran, você entende muito das coisas — disse Jena, admirada ao ouvir os relatos de Loran-Hil sobre o que vira pelo caminho.
— Não é nada demais. É apenas curiosidade sobre como este novo país se desenvolveria, então acabei prestando um pouco mais de atenção.
— Você é modesta demais. Você é do Oriente? Seu jeito de falar me lembra muito o dos orientais. Ouvi meus tios dizerem que eles são sempre muito humildes.
— Isso...
Embora sua aparência atual não revelasse sua origem, os hábitos e o pensamento de Loran-Hil ainda eram profundamente influenciados por sua vida anterior. Ser chamada de oriental não era algo que ela pudesse facilmente refutar.
— Não tenho certeza. Fui adotada pelo meu mestre ainda pequena e não sei de onde eu era originalmente. Mas, agora, acho que me considero uma clanciana. — Ao pensar no grupo de pessoas idealistas que lutou arduamente para erguer aquele país, Loran-Hil sentiu um orgulho genuíno.
— Clancia, a Terra favorecida pelas estrelas. Que nome lindo. O nome do meu país é bem simples: Rocha Negra, rochas pretas.
— A propósito, Loran, você já viu o Grande Sábio do seu país? O nome dele é muito parecido com o seu! Será que você não é aluna desse sábio? Ouvi dizer que ele vive isolado nas montanhas de Tishilan. Muitos desejam vê-lo pessoalmente. Alguns rumores dizem que o sábio é, na verdade, uma linda garota, mas a maioria acredita ser mentira e que o sábio deve ser um velho de barba branca. Afinal, alguém tão poderoso e detentor de tanto conhecimento deve ser um ancião, não é?
Jena piscou os olhos, especulando com curiosidade.
— O sábio? Bem... eu não sei bem ao certo — mentiu Loran-Hil, desviando o olhar para a janela, um tanto sem jeito.
O crepúsculo tingia o horizonte. Nuvens em tons de púrpura e vermelho escuro surgiam entre as montanhas distantes, e os últimos raios de sol atravessavam os picos, banhando o solo lá embaixo com um dourado suave.
À medida que o sol se punha, o dirigível começou a ganhar altitude. O som das hélices, vindo de cima e das laterais, intensificou-se, e um leve impulso foi sentido nos assentos. Conforme a aeronave subia, a cidade abaixo parecia encolher, tornando-se apenas um bloco irregular encravado entre as montanhas. A paisagem lá fora transformou-se em um azul-púrpura cristalino. Longe do burburinho urbano, o silêncio reinava, interrompido apenas pelo zumbido contínuo das hélices.
Após algum tempo de voo, a nave estabilizou. Um membro da tripulação avisou que os passageiros poderiam circular e que o jantar seria servido em breve. Loran-Hil e Jena saíram da cabine fechada e foram até o convés, acompanhadas por outros passageiros. Como estavam na parte traseira, o fluxo de ar era bloqueado pela estrutura da nave, tornando a brisa suave e agradável.
— Que beleza... — suspirou Jena, encostando-se no parapeito.
Abaixo delas, as vastas montanhas e rios estendiam-se. Picos verdejantes eram iluminados pelo sol poente, exibindo tons dourados, enquanto as sombras projetavam cores azuladas e profundas. O rio, sinuoso, serpenteava até o fim do mundo, espelhando o céu como um espelho azul e alaranjado, onde, ocasionalmente, grandes embarcações navegavam.
As duas garotas ficaram ali, contemplando a vista e conversando.
— O que você pretende fazer no futuro, Loran? — perguntou Jena após algum tempo de conversa.
— O futuro? Primeiro, viajar pelo mundo, comer coisas gostosas e aprender a cozinhar bem — respondeu Loran-Hil após refletir.
— Ah, não esperava por essa. Pensei que você fosse se tornar uma grande estudiosa ou uma poderosa maga, já que sabe tantas coisas. Do jeito que falou, parece que vai seguir o Caminho do Dragão, solitária, poderosa e livre.
— Risos. Na verdade, isso também faz sentido. No Oriente, dizem que ler muitos livros não vale tanto quanto percorrer muitos caminhos; a experiência de vida é muito mais rica do que qualquer livro.
— É verdade. Ouvi de alguns mais velhos que a Academia da Torre em Emenas é especializada nos Caminhos da Magia e do Dragão.
— Esses dois caminhos são, na verdade, opostos, não são? — comentou Loran-Hil.
— Sim. O Caminho da Magia valoriza o conhecimento, a experiência, a reflexão e a calma. O Caminho do Dragão preza pela força bruta, pela selvageria, pelo instinto e pela fúria.
— Os sábios dizem que, ao seguir o Caminho da Magia, não se deve ficar obcecado apenas pelo conhecimento e pela experiência; é preciso compreender a força da selvageria direta. Da mesma forma, quem segue o Caminho do Dragão deve saber usar a reflexão e a sabedoria, sem se tornar dependente apenas da violência.
— Faz sentido. E você, Jena, que planos tem para o futuro?
— Quero seguir o Caminho da Natureza. Muitos dos meus familiares eram mercenários e, quando partiam, muitas vezes desapareciam sem deixar rastros, e nunca mais os víamos. Quero melhorar o ambiente da minha terra, cultivar pomares ou fazendas para que as pessoas possam viver disso, sem ter que arriscar a vida por dinheiro.
— Isso é maravilhoso. Um desenvolvimento pacífico — Loran-Hil concordou sinceramente.
— Sim, eu me esforçarei ao máximo para conseguir.
Jena olhou para o pôr do sol, o vento levantando levemente seus fios de cabelo. Ela estendeu a mão, como se quisesse capturar o sol poente, e começou a cantarolar baixinho uma canção folclórica.