Capítulo 66: A Cidade Abandonada da Guerra Fria
O céu sombrio, a vasta planície de neve, o rio Lena congelado e os três veículos Tátra cobertos com redes de camuflagem branca. Quanto mais ao norte avançavam, menos tempo o dia durava. Quanto mais ao norte, mais baixa a temperatura fora da cabine. E quanto mais ao norte, pior ficavam as condições na estrada sobre o rio Lena.
Desde que saíram da mina número 59, os três irmãos Shiquan haviam passado três dias inteiros cruzando o rio Lena, percorrendo pouco mais de mil quilômetros.
— À frente está Tiksi, não se apresse para sair do carro assim que desembarcarmos — Ivan, pelo rádio, repetiu a advertência.
— Vamos logo — Shiquan, exausto, apressou-se. A viagem não havia sido tranquila; já tinham presenciado duas vezes pessoas caindo na água ao romper o gelo, sorte a deles que ninguém se feriu.
Mesmo assim, era assustador. E isso foi durante o dia — à noite, cair na água seria muito mais perigoso...
Por essa razão, os três irmãos seguiram rigorosamente o conselho de Ninel: montar acampamento assim que escurecesse, sem se arriscar a avançar demais, afinal, o Barão Tor era de Andrei, mas suas vidas eram deles mesmos.
Seguiram pela estrada de cascalho especialmente aberta, estacionando os três veículos ordenadamente à beira da estrada, aguardando que os responsáveis viessem verificar a permissão para entrar.
Andrei já havia providenciado toda a documentação. Menos de um minuto após Ivan mostrar as autorizações, os guardas na margem enviaram alguém para subir nos carros e realizar a inspeção antes de liberar a passagem.
— Só podemos entrar na área residencial, Andrei já preparou um ponto de descanso — disse Ivan.
Ao ouvir isso, Shiquan pegou o rádio: — Ivan, acha que aqueles que nos seguiram antes estarão aqui?
— Difícil — Ivan refletiu por um momento — Nós os deixamos para trás perto de Yakutsk. Andrei espalhou a notícia de que estávamos fazendo testes na Estrada dos Ossos e que depois partiríamos de Magadan de barco, contornando o Estreito de Bering rumo à Ilha Bennett.
— Quanto custaria manter alguém de olho em Tiksi?
— Impossível — Ivan respondeu com convicção — Cada pessoa que entra em Tiksi é rigorosamente registrada, e se não conseguirmos escapar, eles também não escaparão. Mas só Andrei tem acesso a esses registros.
— Ivan — Shiquan perguntou seriamente — Você esqueceu o que Andrei nos preparou?
Ivan silenciou por um instante no rádio, então disse: — Vamos direto ao porto, descansamos no barco!
O canal de rádio ficou em silêncio enquanto os três veículos, sob a liderança de Ivan, atravessavam o aeroporto, passavam por uma área militar guardada por soldados e finalmente entravam na pequena cidade de Tiksi. Só ali Shiquan entendeu o significado real de uma cidade abandonada da Guerra Fria.
A história daquela cidade remonta ao final dos anos 1950.
Naquele tempo, em meio à atmosfera da Guerra Fria, um grupo de jovens idealistas, cientistas cuidadosamente selecionados, exploradores e militares soviéticos carregados de um certo pessimismo romântico construíram à mão aquela pequena cidade na tundra, a milhares de quilômetros de Moscou.
Tiksi era uma fortaleza estratégica na costa do Oceano Ártico, a foz do rio Lena, um porto importante para a exploração do Ártico e uma estação de observação, além de ser a encarnação do romantismo soviético.
Porém, com o colapso da União Soviética, a sombra da Guerra Fria que pairava sobre as duas superpotências e seus vizinhos transformou-se em uma piada absurda.
Tiksi, nascida da Guerra Fria, ficou abandonada após o fim da União Soviética. Mesmo assim, depois de mais de vinte anos, a pequena cidade da tundra ainda preservava fielmente as marcas da era soviética.
Naquela cidade chamada Tiksi, ou melhor, na pequena vila, os prédios de concreto armado construídos uniformemente no final dos anos 1960 mantinham cinco andares, todos suspensos no ar por pilares de sustentação, com o andar térreo vazio e os quatro superiores usados para moradia ou escritórios.
Tudo ali — lojas, hospitais, correios, museus, escolas — estava suspenso meio metro acima do solo congelado.
Quase todas as fachadas voltadas para a rua exibiam murais em estilo xilogravura típicos da era soviética.
Em uma dessas paredes, o símbolo vermelho da foice e do martelo, com quatro ou cinco metros de diâmetro, já desbotado e desgastado, ainda se destacava intensamente, assim como o slogan ao lado: “O trabalho é a maior glória”.
Mas, assim como aquele slogan, esses símbolos não conseguiam mais inspirar aquela terra abandonada, afogada em álcool e resignação.
Hoje, Tiksi é o lugar com a maior taxa de suicídio de toda a Federação Russa, sem comparação.
Ali, os longos invernos e a economia decadente endureceram o povo ao desemprego; o que eles mais temem é a falta do anestésico do álcool.
Muitos suicídios envolvem pessoas que não conseguem mais suportar a vida e não têm como partir; elas se embriagam para suportar, escolhem uma noite fria e silenciosa para dormir e, se acordarem, continuam lutando para sobreviver ou procuram um lugar ainda mais frio.
Se não acordarem, desde que escondam o corpo bem, deixam para trás uma escultura humana de gelo tão realista que, com sorte, permanece intacta até o próximo verão.
Essa cidade morta não recebe bem visitantes; ao cruzar suas ruas desertas, os poucos transeuntes lançam olhares vazios e desconfiados.
Claro, há olhares curiosos — de algumas crianças amontoando-se, vestidas como pequenos bolinhos.
Suas bochechas vermelhas pelo frio ainda exibem sorrisos brilhantes e olhos curiosos, mas ninguém sabe quanto tempo essa infância despreocupada resistirá em Tiksi.
Em menos de dez minutos atravessando a vila, Shiquan teve a sensação de fazer uma viagem no tempo, um passeio soviético de um dia.
Ele nascera depois da União Soviética se tornar história, e não sabia se a verdadeira URSS era tão austera, silenciosa e desolada quanto aquele lugar.
Mas tinha certeza de que Tiksi não fora sempre assim; ao longo da rua recém-percorrida, as placas quase intocadas de quase trinta anos ainda contavam histórias de felicidade e alegria na Tiksi soviética.
De qualquer forma, fosse a URSS ou Tiksi, eram apenas visitantes passageiros. Quando os três veículos chegaram ao porto, isso marcou o verdadeiro começo da expedição polar.
A porta da cabine do quebra-gelo pintado de ferrugem se abriu, revelando um velho barbudo com um chapéu branco de marinheiro de aba larga.
Se não fosse o uniforme limpo e elegante do capitão e sua silhueta robusta, Shiquan teria pensado que era o velho capitão Kirill saindo do túmulo para um bico.
— Por que esse velho parece tanto com o Kirill? — Shiquan e He Tianlei comentaram pelo rádio, um em russo, o outro em chinês.
— Quase saquei a arma! — Ivan disse, ainda tenso.
— Vamos embarcar logo, não viu que o capitão já está quase derrubando a champanhe de tanto que está tremendo? — Shiquan riu.
Ivan pisou fundo no acelerador, quase dirigindo sobre o líquido espumante que jorrava em arco para dentro da embarcação.
O velho capitão foi generoso; a champanhe era abundante e ele a distribuiu para os três carros, que não escaparam de terem seus para-brisas à prova de balas borrifados com a bebida.
Assim que desceram, o velho capitão correu até eles com a garrafa quase vazia na mão.
— Sou Korolev, capitão do quebra-gelo Leontov — apresentou-se com calor e formalidade o “Kirill avançado”.
Os três irmãos se apresentaram um a um, acrescentando o nome do “Clube de Exploração Dragão e Urso” antes do próprio, já que essa era a primeira expedição polar do clube e o capitão havia se apresentado formalmente.
— Jovens, pelos próximos três meses, o quebra-gelo Leontov estará à disposição de vocês — disse o capitão Korolev. — Mas, por segurança, aconselho que fiquem no porto de Tiksi por pelo menos uma semana, no máximo dez dias.
— Por quê? — Shiquan e Ivan perguntaram em uníssono.
— Venham, vamos conversar — Korolev chamou, trancando os carros enquanto conduzia os irmãos pelas escadas até a cabine de comando.
— Este é o mapa meteorológico enviado hoje pela manhã pela estação meteorológica de Tiksi, com alertas de tempestade de neve. Em até três dias, uma nevasca atingirá Tiksi.
— Outra tempestade? — Shiquan e Ivan reagiram, surpresos.
Korolev sorriu e perguntou: — Já enfrentaram uma antes?
— Você explica — Shiquan passou a palavra a Ivan, enquanto ele e He Tianlei pegavam dois binóculos no console para observar o porto.
— Há três dias escapamos de uma nevasca que durou cerca de uma semana.
— É normal, essa época do ano as tempestades são frequentes. Vocês devem se considerar sortudos por não terem enfrentado isso no caminho.
Korolev apontou para o céu cinzento pela janela e perguntou: — Então, jovens, decidiram? Esperar a tempestade passar ou partir agora?
— Capitão Korolev, existe algum porto escondido por aqui? — Shiquan perguntou de repente.
— Quão escondido você precisa?
— Quanto mais escondido, melhor!
Korolev levou os três até uma mesa de mapas. — A cerca de 190 milhas náuticas a leste de Tiksi, em Yukaghir, há um porto natural de abrigo onde não há sinais de atividade humana. Fica a apenas 80 milhas náuticas do arquipélago de Lyafoff.
— O Leontov tem meios de defesa? — Shiquan insistiu.
Korolev percebeu a gravidade da pergunta e apontou para o convés fora da janela. — Este quebra-gelo está equipado com um canhão AK-630, mas, a menos que seja absolutamente necessário, é melhor não usá-lo. A origem desse canhão é meio obscura e temos poucos projéteis.
— Uma joia dessas? — Ivan exclamou, surpreso. Ele jamais imaginara que aquele velho barco teria uma arma tão poderosa, muito menos que Korolev revelaria esse segredo tão facilmente.
— O Leontov foi especialmente preparado pelo senhor Andrei para a exploração polar. Ele dedicou muito cuidado a esta embarcação — Korolev encerrou, sem entrar em detalhes.
— Qual a velocidade do barco, capitão? — Shiquan perguntou novamente.
— Velocidade econômica entre 12 e 15 nós; para quebrar gelo depende da espessura da camada.
— Vamos partir agora para o porto de abrigo em Yukaghir! — Shiquan fixou os olhos no cais, decidido e irredutível.