Capítulo 78 — O Prisioneiro Desafortunado
— Finalmente encontramos uma bifurcação!
Nas profundezas da fenda glacial subterrânea, os irmãos Fonte de Pedra estavam parados numa cavidade subterrânea com três ramificações, radiantes de alegria.
A fenda de gelo acima deles finalmente chegara ao fim naquele ponto e se dividira em três caminhos. Nenhum deles era particularmente largo; o mais amplo mal permitia que Fonte de Pedra arrastasse a prancha por ele.
— Primeiro vou puxar a prancha para dentro. Encontre um lugar para se esconder.
O Grande Ivan assentiu e rastejou para dentro da ramificação mais à esquerda.
Do outro lado, Fonte de Pedra fez questão de arrastar a prancha sobre o gelo, deixando marcas bem visíveis. Só então acendeu a lanterna de cabeça e, puxando a corda, entrou na ramificação mais à direita.
Depois de avançar cerca de vinte metros, deixou a prancha no chão e voltou. Ao chegar novamente à bifurcação, entrou pelo caminho do meio, apagou a lanterna e ficou esperando em silêncio.
Os segundos passaram. Na caverna glacial subterrânea e escura, surgiu pouco a pouco um tênue brilho, acompanhado pelo ruído confuso de passos.
— Eles foram por ali!
— Vocês dois verifiquem aquelas duas passagens. O resto vem comigo!
Ao ouvir isso, Fonte de Pedra abriu cuidadosamente a trava da submetralhadora e apontou o cano para a entrada da caverna.
Menos de meio minuto depois, um ruído de roçar e arrastar veio do túnel. Deitado atrás da parede de gelo congelante, Fonte de Pedra esperou em silêncio que a presa chegasse.
A luz foi ficando cada vez mais intensa. As sombras na parede de gelo do outro lado se aproximaram até que, por fim, um homem corpulento, curvado, entrou com dificuldade. Numa mão, carregava uma lanterna de alta potência; na outra, uma pistola.
Antes mesmo que pudesse se endireitar, o cano de uma submetralhadora equipada com um enorme silenciador encostou em sua testa.
— Psiu!
O brutamontes assentiu e empurrou levemente a pistola para a frente. Em seguida, tomou a iniciativa de apontar a lanterna para si mesmo. Assim, além de ficar ofuscado pela luz e não conseguir enxergar Fonte de Pedra, também permitia que ele visse claramente cada um de seus movimentos.
Ainda tem um instinto de sobrevivência e tanto.
Fonte de Pedra murmurou consigo mesmo. Recuou dois passos para aumentar a distância e então apertou o microfone preso à garganta.
— Já capturei um aqui.
— Mate-o logo.
— Não. Ele pode ser útil. Venha depressa me ajudar a controlá-lo.
Depois, Fonte de Pedra disse ao prisioneiro diante dele:
— Daqui a pouco alguém vai puxá-lo por trás. Não ofereça resistência. Seu outro companheiro já está morto.
O prisioneiro assentiu e ia dizer alguma coisa quando seu corpo foi puxado para fora contra a própria vontade.
Fonte de Pedra deitou-se depressa junto à entrada, mantendo-o sob a mira da arma. Só depois de confirmar que o Grande Ivan havia dominado o prisioneiro ele também saiu.
— Controle-o, mas não o mate. Vou cuidar dos outros!
Antes mesmo que terminasse de falar, Fonte de Pedra já corria descaradamente para dentro da passagem usada como isca, carregando a lanterna de alta potência que tomara do inimigo.
Depois de correr uma dúzia de passos pela fenda estreita, disparou contra a sombra que acabara de se virar à sua frente.
Em meio aos gritos de agonia, os três últimos inimigos tombaram no chão. Fonte de Pedra soltou um suspiro, travou a arma e saiu da caverna de gelo.
Na bifurcação, o Grande Ivan apontava a arma para o prisioneiro, que estava deitado sobre o chão gelado com as mãos entrelaçadas sobre a cabeça.
— Resolveu? — perguntou o Grande Ivan, erguendo o rosto.
Fonte de Pedra assentiu. Iluminando o prisioneiro com a lanterna de alta potência, perguntou:
— O que está acontecendo lá fora? Capturaram nosso outro companheiro?
O prisioneiro respondeu sem hesitar:
— Não. Ele matou duas de nossas equipes.
— O quê?
Os dois irmãos trocaram um olhar. Aquilo estava completamente fora de suas expectativas.
— Quantos homens ainda restam? Conte-nos o que aconteceu.
— Ainda temos nove homens na fenda de gelo.
O prisioneiro despejou tudo de uma vez:
— Nos últimos dias, aquele companheiro de vocês ficou cercando o acampamento e disparando de longe. Há mais de dez horas, Joey foi atingido por uma bala na coxa. Depois disso, ele enviou duas equipes para perseguir o companheiro de vocês. Eu desci há pouco mais de meia hora. Naquela altura, as duas equipes já não davam notícias. Imagino que tenham sido mortas pelo companheiro de vocês.
— Só restam nove? Então que diabos estamos fazendo fugindo? É melhor subirmos agora e matarmos todos eles! — exclamou o Grande Ivan, empolgado.
Mas, ao elevar demais a voz, sentiu imediatamente a cabeça girar e quase caiu no chão.
— E você pode me dizer como vamos subir?
Fonte de Pedra sentou-se pesadamente sobre o chão gelado.
— Vamos pedir que joguem uma corda lá de cima e nos puxem?
— Ah...
O Grande Ivan ficou sem palavras. Depois, sentou-se abatido ao lado de Fonte de Pedra, completamente desanimado.
— Então o que fazemos?
— Continuamos avançando. Talvez encontremos uma saída para a superfície mais adiante.
Fonte de Pedra apontou o cano para o prisioneiro no chão.
— Além disso, eles só têm aquele punhado de homens, e Iakov ainda está lhes causando problemas. É pouco provável que consigam enviar alguém para cá tão cedo.
— E o que fazemos com ele? — perguntou o Grande Ivan, erguendo a arma.
— Qual é o seu nome?
— Pedro — respondeu, apreensivo, o prisioneiro deitado no chão.
— Quer continuar vivo?
Pedro assentiu.
— Claro! Nós somos apenas uma equipe de segurança que o patrão transferiu do campo de petróleo. Antes de vir para cá, ninguém nos disse que teríamos de matar pessoas. Para falar a verdade, também fomos obrigados.
Fonte de Pedra não demonstrou acreditar nem desacreditar daquilo. Puxou o Grande Ivan para que se levantasse e só então disse:
— Tire o cinto.
— O quê?
Pedro ficou atônito. Então, num acesso de coragem suicida, levantou-se e gritou com o pescoço vermelho:
— O que você quer fazer?
— Está se achando importante demais.
Fonte de Pedra ergueu a arma.
— Você tem vinte segundos.
Pedro fechou os olhos, desesperado. Apesar de ser um homem enorme, sob a luz intensa da lanterna parecia um cordeirinho cercado por lobos famintos.
Com um estalo, dois cintos militares, um de cada lado, foram arremessados violentamente ao chão.
— E os cadarços.
— Os cadarços?
Fonte de Pedra não se deu ao trabalho de explicar. Simplesmente destravou a submetralhadora.
Dessa vez, Pedro não hesitou. Tratou de desatar os cadarços das duas botas de cano alto.
Fonte de Pedra assentiu, satisfeito. Primeiro, diante do olhar apavorado de Pedro, usou um alicate para arrancar o cursor do zíper da calça. Depois, rasgou as casas dos botões e, por fim, revistou-o dos pés à cabeça. Só quando teve certeza de que ele não escondia nenhum objeto perigoso jogou-lhe uma lanterna de cabeça.
— Coloque na cabeça.
Naquele momento, Pedro percebeu que talvez tivesse entendido tudo errado. Pegou obedientemente a lanterna, mas, assim que a segurou, a larga calça camuflada para neve escorregou de sua cintura até os tornozelos.
— Antes de sairmos da fenda, você ficará responsável por arrastar nossos suprimentos. Se conseguirmos escapar, você continuará vivo.
Fonte de Pedra terminou de falar e apontou a arma para a bifurcação por onde Pedro acabara de sair.
— Vamos.
Pedro hesitou por um instante, curvou-se para puxar a calça, calçou as botas sem amarrá-las e entrou na estreita caverna de gelo numa postura extremamente humilhante.
— Onde você aprendeu esse truque miserável? — perguntou o Grande Ivan, contendo o riso.
— Aprendi numa série patriótica absurda sobre a guerra contra o Japão. Quando voltarmos a Smolensk, vou procurar o filme para você assistir.
Fonte de Pedra inventou aquilo sem pensar e entrou também na caverna, seguindo Pedro.
Depois de revistarem os três cadáveres e empilharem sobre a prancha toda a munição e a comida encontradas, Pedro, como um velho cavalo resignado ao trabalho, colocou a corda sobre os ombros, puxou as calças para cima e avançou com todas as forças.
A caverna de gelo subterrânea serpenteava em todas as direções. Às vezes, eles encontravam desníveis de um ou dois metros e fendas tão estreitas que só era possível atravessá-las de lado.
Nessas ocasiões, o Grande Ivan seguia na frente e fazia Pedro transportar todos os objetos para o outro lado. Depois, quando ele próprio finalmente ajustava a corda, Fonte de Pedra avançava vagarosamente, como um proprietário rural abastado.
Os três atravessaram o subterrâneo por mais de uma hora seguida até encontrarem outra fenda por onde era possível ver o brilho da aurora boreal. A abertura tinha mais de quarenta metros de altura, menos de três metros de largura e mais de dez metros de comprimento.
Sem dar atenção a Pedro, que respirava ofegante deitado sobre a neve acumulada, nem ao Grande Ivan, sentado ao lado e mantendo-o sob a mira da arma, Fonte de Pedra ergueu a cabeça e ficou olhando atônito para a fenda acima deles, com o rosto tomado pelo espanto.
No instante em que levantara os olhos, a visão do mapa exibira novamente a cena em que o Barão Tor fora derrubado na fenda depois que um homem de pele amarela cortara sua corda. Dessa vez, porém, o ângulo não era visto de cima. A perspectiva se transformara numa visão de baixo para cima.
A cena surgiu de modo abrupto na visão do mapa e desapareceu em seguida, enquanto a imagem se sobrepunha gradualmente à fenda diante de seus olhos.
Aquele era exatamente o lugar onde o Barão Tor caíra.
Durante toda aquela fuga subterrânea, Fonte de Pedra se orientara graças às duas concentrações de setas, oito ao todo, exibidas na visão do mapa. Originalmente, pensara que talvez pudesse encontrar uma saída seguindo sempre para o norte. Jamais imaginara que, por uma combinação de coincidências, acabaria encontrando a fenda onde o Barão Tor encontrara a morte.
Observando as quatro setas que estavam aproximadamente três quilômetros à sua frente, Fonte de Pedra ergueu a lanterna e examinou em silêncio o amplo espaço subterrâneo.
Depois de explorar o local, descobriu algo realmente diferente. Aquilo não era tanto uma fenda de gelo, mas uma fenda na rocha. Apenas uma espessa camada de gelo cobria as paredes rochosas.
Não era de admirar que aquela “fenda de gelo” ainda existisse depois de mais de cem anos!
Fonte de Pedra tirou do bolso o mapa da Ilha Bennett. Primeiro, localizou as duas concentrações de setas que memorizara. Depois, usando a distância indicada pela visão do mapa, encontrou facilmente sua posição atual.
Inesperadamente, ao avançarem para o norte sob a fenda de gelo, haviam chegado à região limítrofe do lado nordeste da calota polar. Visto assim, não era estranho encontrar camadas de rocha naquele lugar.
— Já descansou o suficiente? — perguntou Fonte de Pedra, levantando-se.
— Pode me deixar descansar mais um pouco? — pediu Pedro, ainda deitado no chão, sem a menor vontade de se levantar. — Essas coisas são pesadas demais.
Ao ouvir isso, Fonte de Pedra cortou diretamente as cordas que prendiam a carga à prancha.
— Se você acha tudo tão pesado, então vamos deixar algumas coisas para trás.
— Foi a bondade e o senso de justiça falando mais alto? — perguntou o Grande Ivan, rindo.
— Acabei de verificar a passagem adiante. O espaço lá dentro é muito pequeno; não conseguiremos levar tudo isso. É melhor aproveitarmos agora para separar os suprimentos. Levaremos o que for possível e deixaremos aqui o que não couber.
Depois de falar, Fonte de Pedra retirou primeiro as duas mochilas cheias de combustível e comida. No espaço restante, além da borracha que haviam cortado dos pneus e do rádio veicular e da bateria automotiva que desmontaram no passado, mas nunca chegaram a usar, sobravam apenas cerca de vinte carregadores obtidos dos inimigos e duas caixas compridas e pretas.