Capítulo 91: Fábrica de Armas Subterrânea
— Sem nenhuma relação com as minas de vidro?
Todos os presentes voltaram olhares intrigados para Shiquan,显然 sem compreender o sentido de suas palavras.
— Eu mesmo cheguei a desenterrar aquelas minas de vidro no passado. Embora tenha sido apenas uma olhada rápida, a qualidade de fabricação daquelas minas de vidro era infinitamente superior à deste fragmento. E lembro-me perfeitamente de que elas possuíam até mesmo padrões e pinturas coloridas.
— Talvez este fragmento que acabei de encontrar seja apenas um produto defeituoso, mas o que isso prova? — perguntou Elena, curiosa.
— Com certeza é um produto defeituoso, ou pior, pode ter sido fabricado de propósito para desviar a atenção.
Shiquan balançou o fragmento de vidro na palma da mão.
— Ouso afirmar que, mesmo se este pedaço formasse uma mina de vidro completa, jamais teria a menor chance de ser transportado para Smolensk.
— Afinal, o que você quer dizer? — perguntou Ivan, impaciente. Desta vez, finalmente era a vez dele de saborear o prazer de ver alguém fazer mistério.
— Porque aquelas minas de vidro enviadas para Smolensk, ou melhor, para o território soviético, precisavam ser perfeitas, sem absolutamente nenhum defeito.
Shiquan jogou o caco de vidro sobre os escombros.
— Ivan, vou lhe fazer uma pergunta: pelo que você sabe, naquela época, por que aquele Lavrenti preferia fabricar esses artigos de vidro na Tchecoslováquia e depois enviá-los para a União Soviética, em vez de construir uma fábrica diretamente lá?
— Obviamente por causa do sistema econômico soviético daquela época — respondeu Ivan sem pestanejar.
— Seria porque tudo isso não passava de uma fachada?
Elena interveio de repente.
— O que ele queria contrabandear não eram minas de vidro de espécie alguma; devia ser algo totalmente impossível de se produzir em solo soviético!
— Garota esperta!
Shiquan levantou o polegar em sinal de aprovação.
— Essas bombas de vidro com certeza eram exportadas da Tchecoslováquia para a União Soviética disfarçadas de artigos de vidro comuns, ou até mesmo de peças de artesanato. Mas a transformação desses objetos decorativos em bombas de vidro acontecia exclusivamente dentro da União Soviética!
— Mas não havia necessidade nenhuma para isso...
Ivan ainda não tinha captado totalmente a lógica.
— Falando nisso, o princípio de funcionamento da mina de vidro modelo 43 não difere muito de uma mina em caixa de sapatos; na verdade, são praticamente a mesma coisa. Eles não precisavam se dar ao trabalho de fabricar cascas de vidro na Tchecoslováquia para depois arriscar transportá-las para a União Soviética.
— Porque o verdadeiro objetivo deles não eram os artefatos de vidro em si? — adivinhou Elena novamente, acertando em cheio.
— Não apenas o que eles queriam transportar não eram minas de vidro, como o incêndio ocorrido aqui também não tinha o propósito de encobrir minas de vidro. Ou, indo além em uma hipótese mais ousada, o incêndio não serviu para esconder coisa alguma, mas sim para expor algo.
Shiquan finalmente decidiu revelar sua suspeita.
— Ivan, você nunca teve curiosidade sobre o motivo de termos encontrado pistolas e submetralhadoras populares em Smolensk?
— Meu pai Lênin!
Ivan finalmente compreendeu o raciocínio de Shiquan.
— Você quer dizer... que aqui é...
Ivan acabou não dizendo o que era, mas, com exceção do tradutor que Natasha havia despachado mais cedo, todos os demais presentes entenderam perfeitamente o que ele queria expressar.
— Este grande incêndio pretendia ocultar uma fábrica de armas clandestina. Aqueles invólucros de bombas de vidro exportados para a União Soviética sob o pretexto de artesanato serviam, sem dúvida, para camuflar as armas que eram ali produzidas.
Shiquan apontou para a direção noroeste das ruínas da fábrica de vidro e continuou:
— Fica a menos de dez quilômetros da fronteira alemã, o local absolutamente perfeito. Ninguém imaginaria que armas estariam sendo fabricadas clandestinamente ali, e muito menos associariam essas armamentos à Alemanha da Segunda Guerra Mundial.
— Tenho uma dúvida — disse Elena, recolhendo do chão o fragmento de vidro que Shiquan havia jogado fora. — Como eles conseguiam usar artigos de vidro para camuflar armas e passar pelos postos de controle da fronteira?
— Isso é muito simples — respondeu Ivan, seguindo a linha de raciocínio de Shiquan. — As armas fabricadas certamente eram desmontadas em peças e escondidas dentro desses artefatos de vidro. Bastava que os relevos e padrões dos objetos fossem complexos o suficiente para ocultar o conteúdo interno. Eu nem me surpreenderia se tivessem fundido as peças de armas diretamente no interior do vidro.
E não se esqueça de que aquele Lavrenti se passava por um comerciante de cristais tchecos naquela época. Tanto naquela época quanto hoje, o preço dessas peças de artesanato nunca foi baixo.
Além disso, era impossível que a alfândega descarregasse todos os artigos de vidro, ou mesmo de cristal, de um caminhão inteiro para inspecionar um por um. E, se houvesse alguma inspeção real, bastava que o responsável pelo transporte quebrasse propositalmente algumas caixas de artesanato caro para cruzar a fronteira sem maiores problemas.
Shiquan acenou com a cabeça em sinal de concordância.
— E havia duas grandes vantagens nisso: o artesanato usado como disfarce podia ser vendido para gerar fundos suficientes para as operações na União Soviética, enquanto as peças de armas viajavam legitimamente junto com esses produtos para serem distribuídas por todos os lugares.
— E o incêndio? — perguntou Natasha, curiosa.
— O incêndio serviu para encobrir a fábrica de armas daqui! — afirmou Ivan com convicção, apontando para as ruínas diante deles. — Sob estes escombros, com certeza existe uma fábrica de armas oculta!
— É claro que eu sei disso — franziu a testa Natasha. — O que quero dizer é que, embora o incêndio pudesse destruir os vestígios na superfície, ele não tornaria muito mais provável a exposição da fábrica subterrânea oculta?
— Imagino que aquele Lavrenti ficaria extremamente feliz em ver a fábrica de armas exposta — ponderou Shiquan com um sorriso enigmático. — Lavrenti emigrou para Smolensk no ano seguinte ao incêndio. Onde ele passou esse ano inteiro?
— Sem dúvida, ele estava escondido — concluiu Elena rapidamente. — Ele estava esperando! Esperando que esta fábrica de armas viesse à tona, porque essa notícia fatalmente chamaria a atenção do Ministério de Assuntos Internos da União Soviética. Independentemente do que fizessem com aquelas armas no território soviético, no fim das contas, a Tchecoslováquia arcaria com as consequências!
— Mas, infelizmente, ele esperou por um ano inteiro e esta fábrica subterrânea de armas não foi descoberta. Naquela altura, já lhe era impossível retornar aqui para reconstruir a fábrica de vidro. Por isso, ele recorreu ao plano de reserva: emigrou para a União Soviética e entrou em dormência. Então, esperou por mais de uma década até finalmente encontrar a oportunidade perfeita: a dissolução da União Soviética!
— Mas por que ele esperaria tanto tempo?
— Porque ele não queria se expor — explicou Natasha, que acompanhava a história atentamente. — Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a dissolução, o trabalho de contraespionagem da União Soviética e a vigilância sobre os remanescentes da Alemanha nazista jamais afrouxaram. Aquele Lavrenti não ousava fazer nada.
Se as suposições de vocês estiverem certas, é muito provável que Lavrenti fosse muito mais do que um espião de segunda geração; ele provavelmente controlava uma vasta rede de espionagem subterrânea.
Ivan abraçou Natasha com orgulho e concordou veementemente:
— Mas, após o colapso da União Soviética, no momento de maior instabilidade econômica da Rússia, usar aquelas armas nazistas fabricadas no passado para deflagrar um atentado terrorista em grande escala... nada poderia ter tanto significado simbólico. Se ele era um espião movido por vingança, decerto tinha paciência de sobra para aguardar essas décadas.
E, se tivessem obtido sucesso, a Rússia atual provavelmente não teria mais nenhuma ligação com o título de "o maior país do mundo em extensão territorial". Nessa altura, não faltariam ambiciosos dispostos a retalhar a Rússia em pequenos Estados.
— As últimas duas perguntas — disse Elena de forma direta. — Quando vamos cavar? E como vamos cavar?
— Cavar uma ova! — Shiquan virou-se e caminhou em direção ao carro alugado. — Como vamos cavar sem sequer uma pá? É capaz da polícia chegar antes mesmo de conseguirmos limpar estes escombros.
— Então vamos desistir de escavar? — perguntou Ivan, correndo atrás dele com uma expressão de dor no coração.
Era altamente provável que ali houvesse uma fábrica de armas escondida! E tratava-se de uma fábrica que produzia pistolas e submetralhadoras populares! Em outras palavras, aquilo não era uma simples fábrica de armas; era uma verdadeira casa da moeda capaz de imprimir dólares!
— Vamos cavar, claro que vamos! — riu Shiquan. — Não se esqueçam do que viemos fazer na Tchecoslováquia. Quando aquelas quatro Tatras estiverem modificadas, voltaremos aqui. Usar o braço escavador será infinitamente mais rápido do que o trabalho manual. Enquanto isso, é melhor pensarmos em como contrabandear qualquer coisa que possamos encontrar.
— Retirar contrabando da Tchecoslováquia é extremamente difícil — disse Ivan com uma expressão de dor de cabeça. — Não tenho nenhum canal por aqui, e duvido que o senhor Andrei esteja disposto a nos ajudar com trivialidades desse tipo.
— Não, ele pode sim! — Natasha aproximou-se correndo e passou o braço pelo de Ivan novamente. — Tenho certeza de que ele ficará mais do que feliz em nos ajudar a resolver esse pequeno problema.
Natasha carregou na entonação da palavra "feliz", fazendo com que todos os presentes compreendessem perfeitamente as suas intenções.
— Viu só? Este Ivan está chantageando a própria esposa para chantagear o sogro — comentou Shiquan com He Tianlei em seu sotaque natal, claramente aproveitando-se do fato de que Ivan não entenderia.
— Acho que os dois só estão destilando romance — retrucou He Tianlei com um sorriso.
— É bom você se acostumar. Enquanto estiverem juntos, esse tipo de cena é inevitável.
Dito isso, Shiquan abriu a porta do carro:
— Vamos, entrem. Está na hora de voltar, e devemos pensar em onde ir a seguir.
— Se tiverem interesse, podem dar um pulo em Pilsen, fica a pouco mais de cem quilômetros daqui — sugeriu a tradutora de meia-idade, prestativa, que permanecia sentada no carro. Ela dividia o veículo com Elena e He Tianlei, e todos compartilhavam do mesmo pensamento: ninguém queria segurar vela para o casal.
— Pilsen, a cidade da cerveja? — perguntou Elena cheia de expectativas. A jovem nutria uma paixão por cigarros de palha aromatizados e por cerveja, encaixando-se perfeitamente no arquétipo da garota que "bebe e fuma, mas é uma boa moça".
A tradutora assentiu:
— Pilsen não tem apenas a cerveja homônima, mas também um belo museu da cerveja. Naturalmente, há também várias cervejas artesanais vendidas exclusivamente em bares locais. Se tiverem sorte, poderão provar muitos sabores exóticos.
— E então? O que acham de darmos uma olhada? — Elena inclinou-se sobre o encosto do banco de Shiquan, incitando-o.
— Vamos primeiro para o hotel e ver se eles têm algum plano — respondeu Shiquan, conduzindo o carro logo atrás de Ivan. — Quem sabe eles dois não querem se separar de nós? Se for o caso, nós mesmos iremos passear em Pilsen.