Capítulo 89: O favor de André

Clube Mundial dos Escavadores Vagabundo 3804 palavras 2026-01-19 10:24:35

No cais do porto de Murmansk, os três irmãos Shi Quan observavam, através do vidro da sala de controle, a cidade que repousava sobre um barril de pólvora.

Segundo as informações de Grande Ivan, todo o Oblast de Murmansk abrigava mais de 200 reatores nucleares e, não muito longe dali, estavam atracados mais de 100 submarinos nucleares desativados, sem que qualquer tratamento eficaz tivesse sido realizado. Além desses perigos evidentes, o local acumulava quantidades massivas de resíduos nucleares e combustível, herdados desde a era soviética até os tempos atuais da Rússia.

Devido a essas instalações, a segurança ali era muito mais rigorosa do que em Tiksi. Se fosse apenas para visitar pontos turísticos, tudo bem, mas fora deles, muitos lugares não só proibiam a entrada de estrangeiros, como o simples ato de fotografar poderia causar problemas desnecessários. Essa era a razão pela qual os três irmãos não tinham sequer subido ao convés desde que chegaram ao porto; eles próprios não tinham as mãos exatamente limpas e, naquele período sensível, era melhor não sair para atrair complicações.

— O Sr. Andrei chegará em breve, vamos para a entrada do compartimento de carga — disse Korolyov.

Ele vestiu novamente seu uniforme impecável, colocou o quepe branco de aba larga e seguiu na frente. Com a abertura da escotilha, o ar gélido misturado com flocos de neve invadiu o compartimento, roubando o conforto térmico do interior. Quase simultaneamente, o conhecido veículo blindado de Andrei entrou no cargueiro, acompanhado por dois Mercedes Classe G e um caminhão frigorífico.

Assim que a escotilha foi fechada, Andrei desceu de um dos Classe G.

— Ivan, Yuri.

Andrei, com todo o seu porte, abraçou os dois irmãos.
— Eu sabia que vocês certamente encontrariam o Barão Toll!

— Apenas sorte — respondeu Shi Quan, com sua habitual modéstia, que foi interrompida por um gesto de Andrei.

— Ora, meu caro Yuri, você não deve ser excessivamente modesto. Mesmo que tenha sido sorte, isso também faz parte da competência, não é?

Diante daquilo, Shi Quan apenas apontou para o contêiner refrigerado próximo:
— Sr. Andrei, o senhor prefere ver o Barão Toll primeiro ou seus pertences?

— Vamos ver o Barão Toll primeiro.

Andrei recebeu as chaves de Grande Ivan e caminhou rapidamente até o contêiner, abrindo ele mesmo o cadeado. Ao abrir a porta, um ar frio escapou. O interior do contêiner fora esvaziado e, em seu lugar, havia um caixão luxuoso que Korolyov preparara com anos de antecedência. Eles jamais cometeriam a estupidez de misturar o corpo do Barão com carne congelada; caso contrário, Andrei certamente os mataria.

Ao abrir o caixão, o Barão Toll, com as feições cuidadosamente arrumadas, jazia sobre um forro de tecido branco, coberto por uma manta fina que preservava sua última dignidade.

— Finalmente encontrei você... — Andrei deu uma última olhada e fechou o caixão com satisfação. — Levem o Barão Toll para o nosso veículo.

Os dois guarda-costas silenciosos moveram o caixão com cuidado para o caminhão frigorífico. Só quando as portas foram trancadas e Andrei colocou o selo de chumbo é que ele se virou e disse:
— Agora, mostrem-me os pertences deixados pelo Barão.

Shi Quan estalou os dedos, e He Tianlei, que carregava uma caixa de madeira, deu um passo à frente e abriu a tampa. Sobre o veludo, repousavam um revólver Nagant com pontos de ferrugem e uma bússola Fabergé feita de ouro.

Com ansiedade e cautela, Andrei pegou a bússola e a examinou. Ele assentiu satisfeito; aquela bússola era a prova definitiva de que o corpo era mesmo o do Barão Toll. Guardando a bússola no peito com reverência, ele pegou o revólver e perguntou:
— Ivan, esta arma ainda pode ser usada?

— Com certeza! — Grande Ivan assentiu. — Para manter sua originalidade, não fiz qualquer restauração, mas, devido às baixas temperaturas da Ilha Bennett, o estado da arma não mudou muito em mais de cem anos. Com um reparo simples, ela voltará a funcionar. Contudo, por precaução, é melhor usar munição de carga reduzida.

Andrei assentiu, colocou a arma de volta na caixa e sinalizou aos seus homens:
— Encontrem o melhor armeiro. Quero esta arma restaurada para ser minha arma de porte pessoal.

— Sim, Sr. Andrei — respondeu o guarda-costas, pegando a caixa.

— Agora, falemos de vocês — disse Andrei, convidando Shi Quan e Grande Ivan para o veículo blindado.

O motorista fechou a porta e se afastou. O velho tirou uma garrafa de uísque do frigobar, serviu os dois irmãos com gelo e disse:
— Sinto muito por terem corrido risco de vida desta vez. Yuri, espero que minha compensação o satisfaça. Se tiver outros pedidos, pode apresentá-los e farei o possível para realizá-los.

Shi Quan tomou um gole, mas achou que o sabor não era tão bom quanto a vodca.
— Se for possível, Sr. Andrei, posso trocar por vodca? Este uísque não é muito do meu gosto.

— Hahaha! — Andrei riu, batendo nos joelhos. — Claro! Esse pedido não é nada exagerado!

Ele serviu a vodca para Shi Quan.

— Meu pedido é apenas este. Se houver algo mais, enfim, muitas pessoas morreram na Ilha Bennett e espero que isso não me traga problemas — disse Shi Quan, virando o copo.

— Claro que não — Andrei acenou com desdém. — Mesmo sem mim, Valeria e Lukenkov poderiam resolver essas pequenas questões. Já que não tem outros pedidos, considerarei que devo uma a vocês.

Shi Quan olhou para Andrei com surpresa. Aquele gesto de boa vontade era evidente demais. Andrei continuava sendo o comerciante avarento de sempre: mesmo quando queria comprar um favor, precisava de sinceridade e garantias.

Andrei, sem notar o devaneio de Shi Quan, virou-se para Grande Ivan:
— Ivan, quando pretende se casar com Natasha?

O copo de Grande Ivan caiu sobre a mesa.
— O senhor... o senhor consente?

— Eu nunca recusei — disse Andrei, pegando o copo que rolara até seus pés. — Parece que você também não gosta de uísque. Quando você e Natasha decidirem a data, avisem-me imediatamente.

— Obrigado! Obrigado, tio Andrei!

Grande Ivan apertou os punhos, emocionado. Ele e Natasha sempre tiveram um bom relacionamento, mas Andrei sempre fora rigoroso com ele. Não esperava que, agora, o velho não só mencionasse o assunto, como deixasse sua posição clara, algo que valia mais do que qualquer recompensa.

— Aluguei um avião para levar o Barão Toll para casa. Vocês virão comigo. Ao chegarem a Moscou, o avião os levará a Praga. Descansem alguns dias lá e, quando eu resolver o problema com aquele velho crápula de Vinovich, vocês poderão voltar.

— Não era um problema pequeno? — perguntou Ivan, preocupado.

— Isso não tem muito a ver com vocês, nem comigo, na verdade. Mas Lukenkov certamente agradecerá pelo que fizeram.

Andrei abriu a porta do carro.
— Voltem para o veículo de vocês. Este blindado é uma isca, é perigoso.

— O Sr. Andrei mudou de personalidade? — perguntou Shi Quan, já dentro do carro.

— O maior desejo da vida dele foi realizado, o que mais ele poderia querer? — respondeu Grande Ivan, abrindo a porta. — Vamos, estou ansioso para sair daqui.

Após despedirem-se de Korolyov, a comitiva chegou ao aeroporto. Duas horas de voo depois, Andrei partiu com os restos mortais do Barão. Os três irmãos, que não viam o sol há um mês, aproveitaram a luz fria, ignorando os olhares curiosos das duas equipes que os esperavam. Uma das equipes era a do finlandês Hening e seus operários; a outra, as quatro irmãs Elena, acompanhadas de Natasha e uma tradutora.

Natasha, ao saber do que acontecera na Ilha Bennett, demitiu-se em Moscou, brigou com Andrei e, pelo Barão Toll, conquistou o direito de estar sempre com Ivan. Elena e suas irmãs foram chamadas para rebocar o Tatra, que parecia em frangalhos, de volta a Smolensk.

— Ouvi dizer que passaram muito bem no Ártico? — Elena, sempre disposta a acender o cigarro de seu chefe, estendeu um cigarro artesanal para Shi Quan.

Depois de entregarem suas armas às irmãs de Elena, o grupo, incluindo Bing Tang, embarcou no jato fretado rumo a Praga.